15/09/2022 17h00 - Atualizado em 15/09/2022 17h00

21 de Setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

"Qualquer ser humano, têm o direito de ocupar todos os espaços"

Neste ano de 2022, o intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência. “Ainda hoje, infelizmente, vivemos em uma sociedade que discrimina as pessoas com deficiências. A campanha Setembro Verde nasceu para conscientizar a população sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiências e mostrar que eles, assim como qualquer ser humano, têm o direito de ocupar todos os espaços”, explica a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira.

Ações para mobilizar a população

Na expectativa de atingir o maior número de pessoas, a FEAPAES/SP lança todos os anos, o calendário oficial com atividades visando a inclusão social. Neste ano, foi proposto que as APAES e demais instituições realizarem a caminhada da inclusão, plantio de árvore e carreata da inclusão. 

Neste mês de setembro também trabalhamos a Campanha Setembro Verde, que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência.

A data é de extrema importância para dar visibilidade a luta desta parcela da população, que sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação ou estigma. A maioria das pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldade no acesso a direitos básicos como saúde, educação, habitação e trabalho.

Dia 21 de Setembro

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social.

A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, afim de representar o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições. Além disso, também, pela proximidade da primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.