03/04/2023 13h58 - Atualizado em 03/04/2023 14h09

3 de abril de 2023, Santa Fé do Sul completa 20 anos com status de Estância Turística"

Lei foi sancionada pelo então Governador Geraldo Alckmin, no mandato de Itamar Borges; autoria do deputado José Carlos Vaz de Lima.

Há exatos 20 anos, em 3 de abril de 2003, dois meses depois da aprovação pela ALESP do o então Governador Geraldo Alckmin, atual Vice-Presidente da República, sancionou a lei que transformou a cidade de Santa Fé do Sul em Estância Turística.

A cidade era governada por Itamar Borges que declarou que a “obtenção desse título seria considerada como histórico, um momento de refundação do município, e comparou que a criação de Estância Turística foi uma conquista comparada à fundação da cidade.

Em seu livro “Uma Trajetória de Sucesso”, o atual Deputado Itamar Borges, que está no seu 4º mandato, relata que foi o reconhecimento de muitos esforços e negociações políticas, uma das maiores conquistas do segundo mandato de Itamar Borges como prefeito.

A mudança do status da cidade, ocorrida em 25 de fevereiro de 2003, quando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou projeto de lei de autoria do deputado José Carlos Vaz de Lima, ampliou o potencial turístico do município, possibilitando abertura para novos investimentos na infraestrutura turística.

A partir de 2004 o município passou a receber, anualmente, verba de R$ 800 mil para investir em eventos, marcos, espaços e infraestrutura turísticos. Em 2008 essa verba atingiu R$ 1,4 milhão.

Para fundamentar o projeto e justificar a transformação em estância turística, a Secretaria Municipal de Turismo, sob comando de Mara Amaral, preparou dossiê com histórico do município, localização, clima, principais eventos, qualidade da prestação de serviços, qualidade de vida e de infraestrutura.

Também foram ressaltados pontos turísticos, como o Parque Ecoturístico das Águas Claras, a Mata dos Macacos, o viveiro de mudas e outros, comprovados como sendo de interesse turístico por inspeção da Secretaria Estadual de Turismo.

A partir de então, Santa Fé do Sul passou a ter quatro grandes momentos históricos iguais em importância: o primeiro, evidentemente, o de sua fundação, em 1948; o segundo, a emancipação político administrativa; o terceiro, quando foi elevada à categoria de comarca, em 1958; e o quarto, seu reconhecimento como estância turística.