09/05/2022 10h24 - Atualizado em 09/05/2022 10h30

4º Batalhão da PM Ambiental completa 33 anos.

"Operação Gaia", começou hoje (9) e vai até o dia 11, envolvendo ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais

Em comemoração ao 33º Aniversário do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental serão realizadas várias atividades de educação, conscientização e preservação do Meio Ambiente durante a semana de 09 a 12 de maio.

E, também, está sendo realizada a “Campanha Sangue Verde” - doação de sangue entre os Policiais Militares Ambientais.

Dentre as atividades se destaca a “Operação Gaia”, começou hoje (9) e vai até o dia 11, envolvendo ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais (queimadas, pesca predatória, desmatamento, garimpagem, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma) pelas unidades operacionais no âmbito deste Batalhão.

Para finalizar as comemorações no dia 12, quinta-feira, será realizada Solenidade de Valorização Profissional com a entrega de Medalhas aos Policiais Militares Ambientais que se destacaram durante o ano, e de Condecorações às autoridades civis e aos empresários da região.

 

Histórico da Unidade

O 4º Batalhão de Polícia Ambiental, Unidade integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subordinado ao Comando de Policiamento Ambiental, foi criado pelo Decreto Estadual 29.911, de 12 de maio de 1989 e instalado em 19 de março de 1990, com a missão de realizar, diuturnamente, por meio do radiopatrulhamento rural, a segurança pública na cidade e no campo, atuando preventiva e repressivamente por meio da doutrina do policiamento comunitário, focando também a proteção dos recursos naturais renováveis, da flora e da fauna terrestre, fluvial e lacustre, autuando os autores diretos e indiretos dos crimes ambientais, apontando-os à justiça para responsabilização nos âmbitos penal e civil, dos danos ambientais causados, bem como a de desenvolver um extenso programa educativo, objetivando criar na comunidade em geral, principalmente na população estudantil, em especial a criança e o adolescente, uma mentalidade preservacionista do meio ambiente e uma espontânea consciência ecológica.

Atua nas regiões administrativas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos e Franca, numa extensão de 65.797 Km², abrangendo 189 municípios.

Para atendimento a esta vasta região o 4º BPAmb conta com quatro Companhias Operacionais, oito Pelotões e doze  Bases Operacionais de Policiamento Ambiental, sediadas nos seguintes municípios: São José do Rio Preto, Fernandópolis, Franca, Ribeirão Preto, Novo Horizonte, Catanduva, José Bonifácio, Votuporanga, Nhandeara, Santa Fé do Sul, Jales, Araraquara, Jaboticabal, São Carlos, Bebedouro, Orlândia, Ituverava, Santa Rita do Passa Quatro, Barretos e Ibitinga (25 OPMs contando a sede da Unidade).

Em sua área de atuação, possui aproximadamente 5.262 Km² de rios a serem fiscalizados, dentre os quais destacam-se: o Rio Grande, o Tietê, o Turvo, o Pardo, o Mogi-Guaçú, o São José do Dourados, o Paraná e o Sapucaí. Nesses cursos  d’água  se  encontram  várias Barragens e Usinas Hidrelétricas, formando grandes lagos com pontos piscosos, sendo as principais: Ilha Solteira, Promissão, Marimbondo e Água Vermelha.

Possui também áreas importantes a serem preservadas, destacando-se: o Parque Estadual de Vassununga, no município de Santa Rita do Passa Quatro; as Estações Ecológicas de Paulo de Faria, de Jataí, no município de Luiz Antônio, de Ribeirão Preto, de Santa Maria, em São Simão, e a de São Carlos; Área de Preservação Ambiental do Morro São Bento, em Ribeirão Preto; Reservas Biológicas de Pindorama e de Sertãozinho. (https://policiamilitar.sp.gov.br/unidades/4bpamb/institucional.html