20/08/2023 11h20 - Atualizado em 20/08/2023 11h29

A partir desta segunda-feira (21), UPA de Santa Fé do Sul terá a Gestão da Santa Casa

Adilson Ramin vai assumir a direção administrativa do Consagra.

Os Prefeitos da Comarca de Santa Fé do Sul, que integram o CONSAGRA – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Grandes Lagos oficializaram na última sexta-feira a parceria com a Direção da Santa Casa de Misericórdia que passará a fazer a gestão administrativa dos serviços da UPA 24 horas (Urgência e Emergência), SAMU 192 e Casa Lar. O A direção do Hospital assume a função a partir desta segunda feira, 21 de agosto.

O anúncio ocorreu durante uma “coletiva de imprensa”, na sala de reuniões da Santa Casa com as presenças de todos prefeitos: Evandro Mura (Santa Fé do Sul), presidente, Zé Basílio (Santa Clara d’Oeste), Professor Lugato (Rubinéia), Osmar Sampaio (Santa Rita d’Oeste), Bim Belão (Três Fronteiras e Thais Moreira (Nova Canaã Paulista).

“As decisões do CONSAGRA sempre foram tomadas com o objetivo de favorecer a população de todos os municípios que fazem parte do Consórcio, onde cada prefeito defende os interesses de seu município, e que através do colegiado buscam a melhor forma de oferecer qualidade e excelência na prestação de serviços em saúde e hoje anunciamos uma decisão unânime entre todos os prefeitos chegamos ao consenso de que o melhor caminho a ser tomado que agora a gestão da UPA, SAMU e Casa Lar passe para a Santa Casa”, anunciou o Presidente Evandro Mura.

De acordo com Evandro Mura a instituição CONSAGRA que existe desde 2009, permanecerá e assim garantindo a formalidade jurídica, que possui mais de 70 funcionários efetivos, contratados através de concurso público, e, portanto, sem prejuízo dos empregos existentes. “Vamos integrar o padrão de atendimento do Hospital com os protocolos da UPA sempre em busca do melhor atendimento para a População”, ratificou Mura que enalteceu a credibilidade que a direção da Santa Casa vem construindo ao logo dos últimos anos através da gestão do Provedor José Biscassi e de seus colaboradores.

“Esta missão aceita pela Santa Casa também significa a confiança que a direção do Hospital tem pelo Consagra, e que vai garantir que a prestação dos serviços de urgência e emergência melhore dia-a-dia”, destacou o Presidente do Consórcio.

Durante a Coletiva os demais Prefeitos também declararam que as mudanças que ocorrerão buscaram a otimização da aplicação dos recursos financeiros, mas com prioridade total para o melhor atendimento dos usuários. “Nosso objetivo não é a economia, mas sim uma prestação de serviços mais eficiente que atenda os interesses da população dos seis munícipios que integraram o Consorcio”, disse o chefe do executivo de Rubinéia, Professor Lugato.

“Se for necessário, os municípios estão dispostos a aplicar mais recursos no CONSAGRA”, disse Osmar Sampaio, prefeito de Santa Rita d’Oeste.

Mudanças na direção

Junto com o anuncio da Parceria do CONSAGRA e Santa Casa, também foi anunciado que a Direção Administrativa do Consórcio neste período de transição, será do atual diretor administrativo da Santa Casa Adilson Ramin, que irá substituir Regina Ivete, que estava no cargo desde janeiro de 2021.

Evandro Mura também informou que Regina Ivete, que é servidora de carreira da Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul voltará para a Secretaria de Saúde do Município.

O novo diretor da UPA, Adilson Ramin reiterou que “a Santa Casa assume mais esta responsabilidade, juntamente com os Prefeitos Consagra, com único intuito, o de levar para a UPA o modelo de assistência médica que existe dentro do Hospital, aliado as tecnologias já existentes, que é reconhecido inclusive pela DRS – Diretoria Regional de Saúde de São José do Rio Preto (Secretaria Estadual de Saúde)”.

“Vamos integrar a UPA, que é porta de entrada SUS com a Santa Casa, ampliando ainda mais os atendimentos da Santa Casa para todos os moradores da região do Consagra. Reconhecemos a qualidade profissional dos colaboradores da UPA e iremos dar amplitude das condições técnicas para o usuário tenha mais segurança e agilidade buscando sempre a satisfação do usuário”, completou Adilson Ramin.

Outra mudança deverá acontecer na área técnica onde a Eva Samartino deixa o cargo de responsável técnica da enfermagem da UPA e do SAMU.

Unifunec – Curso de Medicina

O Presidente do Centro Universitário Unifunec, Fernando Benitez também participou da entrevista coletiva e perguntado pelo Informamais, confirmou que em breve os alunos do Curso de Medicina deverão atuar no serviço de Pronto Atendimento da UPA durante a fase de “internato” que já está em vigor em alguns hospitais da região e na Santa Casa de Santa Fé do Sul. “Hoje já temos a parceria com a Santa Casa onde o alunos que estão na fase de internato já atuam dentro do Hospital com acompanhamento dos Professores do Unifunec, inclusive no PA da Santa Casa. Esta parceria em breve deverá ser feita também com o CONSAGRA o que vai ampliar a participação desses futuros profissionais e proporcionará melhor atendimento da população. Nossa Unifunec tem um papel importante na sociedade, onde nossos alunos já prestam serviços em várias áreas da saúde, como fisioterapia, psicologia, enfermagem e agora na medicina”, comentou Benitez.

“A UPA é hoje um importante equipamento de saúde para Santa Fé do Sul e região e nossa função e continuar com esta prestação de serviços e estamos sempre buscando melhorar este atendimento para toda a população dos moradores das seis cidades do consórcio”, disse o presidente do Unifunec Fernando Benitez.

Atendimentos em 2022

De acordo com a direção do CONSAGRA foram realizados 65.265 atendimentos durante 2022, uma média diária de 178, e 5.438 atendimentos mensais. O CONSAGRA possui 86 funcionários.

O orçamento total do Consagra para 2023 era R$10.798.580, incluindo transferências municipais e do Ministério da Saúde.

O valor do rateio do CONSAGRA – Consórcio de Saúde da Região dos Grandes Lagos para 2023 tinha uma previsão de de R$8.600.000,00 para os doze meses.