12/04/2023 17h41 - Atualizado em 12/04/2023 18h38

Abril Azul / Mês de conscientização sobre o Autismo

Reflexão; por Glauci Montemor que é Graduanda em Pedagogia - "Inclusão Escolar"

O mês de abril já é reconhecido pelo verde, que alerta para a segurança e saúde no trabalho, e o azul, que representa a conscientização sobre o Autismo.

Glauci Montemor que é Graduanda em Pedagogia e Acompanhante Terapêutica, residente em Santa Fé do Sul, mãe de uma filha autista e integra uma frente com o intuito de orientar familiares e cuidadores de crianças com deficiência, e através do “Espaço Girassol”, promove encontros para avaliar e debater sobre como estão os atendimentos para crianças em toda rede de saúde e educação visando sempre, a busca pela qualidade de vida de quem depende desses serviços. Neste mês de abril, o foco é a conscientização ao Autismo, e o @espacogirassolsf junto a @paisefilhosbrinquedos estarão realizando uma campanha para esclarecer e dar visibilidade a esse tema, que a cada dia, se torna mais importante e comum entre nossas famílias.

Reflexão sobre o Autismo na Região de Santa Fé do Sul

“Temos presenciado em toda nossa Região um número crescente de diagnósticos de AUTISMO especificamente em crianças que já estão   em idade escolar.

Tendo em vista que estamos na época de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2023, abordamos na data de hoje o tema '' Inclusão Escolar'' com o intuito de informar familiares e profissionais de educação que possuem em seu convívio alguma criança neurodiversa.

É importante frisarmos que , de acordo com a LEI  Berenice Piana (nº 12.764/12), Toda Criança Tem Direito ao acesso à educação escolar Regular e possui o direito de ter em sala um acompanhante especializado, para que o aluno com TEA consiga  ter um bom desenvolvimento, também precisamos lembrar que a falta do cumprimento dessa lei poderá ser considerada CRIME acarretando diversos problemas judiciais para as escolas que negarem o acesso dessa criança na unidade.

A família que tiver dificuldades para matricular seu filho tanto no ensino público, quanto na rede privada de ensino deve procurar a delegacia de ensino e na falta de resolução da situação deve-se acionar a justiça.

É de extrema importância que essa escola tenha uma equipe capacitada para lidar com este aluno em caso de crises, seletividade alimentar e apoio escolar diferenciado.

Em alguns casos o suporte psicológico pode ser solicitado para o acompanhamento deste aluno em sala de aula, é necessário que a escola supra todas necessidades deste aprendiz que ele não seja negligenciado por conta de sua condição.

Concluímos afirmando, que a capacitação dos profissionais da área educacional fará toda diferenciada na vida desta criança e de sua família, um espaço escolar mais harmônico proporciona para este a AUTISTA uma melhor condição de formação social e melhor qualidade de vida.”

Por: Glauci Montemor - Graduanda em Pedagogia e Acompanhante Terapêutica; @espacogirassolsf