26/09/2023 09h22 - Atualizado em 26/09/2023 09h22

CPI Do Pix Avança ouvindo representantes no combate à golpes com Pix e clonagem de cartões

Itamar Borges é o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito na ALESP.

Dando continuidade às nossas audiências, o deputado Itamar Borges presidente da CPI e membros tiveram a oportunidade de receber três importantes representantes no combate à Golpes com Pix e Clonagem de Cartões.

Carlos Afonso Gonçalves da Silva, Delegado da Delegacia de Crimes Cibernéticos, apresentou dados da DCCIBER (Divisão de Crimes Cibernéticos). Neste ano, as reclamações aumentaram significativamente em comparação a 2022. A Delegacia de Crimes Cibernéticos, criada em 2021, tem sido incansável na apuração desses crimes que envolvem tecnologia. Já conseguiram esclarecer cerca de 5 casos a cada dois dias, com uma média de 1 operação por dia e 1.641 mandados cumpridos.

A CPI contou  com  a presença do Luís Orssati Filho, Diretor Executivo do PROCON São Paulo, que compartilhou  ações efetivas que têm sido tomadas em relação aos golpes de pix e clonagem. Em 2023, esses golpes representaram 14,7% das reclamações recebidas. Ao todo, neste ano, o PROCON recebeu 91 mil reclamações da Área de Serviços Financeiros, sendo 9 mil relacionadas a golpes, clonagem e cartões, um prejuízo de mais de R$2 milhões aos consumidores.

Ouviram também o Gustavo Martins dos Santos, Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil. Discutimos as ações já realizadas e as planejadas pela instituição no combate às fraudes.

“Seguimos firmes em nossa missão de trabalhar em prol do povo e defender seus interesses” disse o deputado Itamar Borges.