26/04/2023 16h01 - Atualizado em 26/04/2023 16h08

Câmara aprova "Moção de Apoio" a Escola Cívico Militar de Santa Fé do Sul

Proposta de ADIN contra o Programa está tramitando no TJ/SP; Murilo Basi colhe assinaturas em abaixo assinado em apoio ao modelo educacional .

A Câmara de Santa Fé do Sul aprovou a “Moção de Apoio” de autoria do Vereador Murilo Basi, que recebeu a assinatura de todos os demais parlamentares municipais ao Programa “Escola Cívico-Militar de Santa Fé do Sul “Tereza Siqueira Mendes”, pelo “brilhante trabalho que vem desenvolvendo nestes quatro meses do ensino Cívico-Militar em nosso município”.

A redação da referida moção cita que “é público e notório que os índices educacionais do nosso município possuem em 2022 foi de 5,9, colocando a cidade no 23º lugar entre os 654 municípios do estado e no 135º lugar entre as 5.570 cidades do país. Mesmo com bons índices educacionais, a Administração Municipal tomou a decisão de instalar o ensino Cívico-Militar em uma das unidades escolares do município, a Escola Municipal Thereza Siqueira Mendes.  Mesmo com bons índices educacionais, a Administração Municipal tomou a decisão de instalar o ensino Cívico-Militar em uma das unidades escolares do município, a Escola Municipal Thereza Siqueira Mendes. A filosofia do Colégio Cívico-Militar está voltada para a formação integral do educando, através do desenvolvimento pleno de suas potencialidades, e tem como visão, a formação do cidadão com base em valores e princípios sólidos, e preparação do aluno para os estudos superiores e o mercado de trabalho. A escola Cívico-Militar conta com uma gestão compartilhada, em que militares e diretores pedagógicos atuam de maneira colaborativa na gestão administrativa e didático-pedagógica do colégio e contam com o apoio dos militares, principalmente na questão disciplinar, buscando ações conjuntas que possam aprimorar as práticas educativas da escola na formação integral do aluno”.

Consta ainda no documento legislativo que “desde o início do ano letivo, é possível afirmar que os desafios da Escola Cívico-Militar estão sendo superados, este modelo de ensino é uma grande conquista para o município, e, é comprovado com a manifestação de pais de alunos sobre os benefícios já apresentados pelos alunos que estão estudando na Escola Cívico-Militar, atestando a qualidade do ensino, além de propiciar aos alunos, professores e funcionários um lugar mais seguro com foco na melhoria do ambiente e da convivência escolar. É fato que, a sociedade está cada vez mais exigente, e anseia não só um ensino de qualidade e competência, mas a formação de cidadãos com valores morais e éticos”.

O propositor Murilo Basi, diz ainda que diante do exposto, não poderia deixar de reconhecer e apoiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores da Escola Cívico-Militar De Santa Fé do Sul, sendo esta, “a porta de esperança de um presente e futuro melhores, na formação de indivíduos bem estruturados e capazes de compor uma coletividade saudável.”

A Moção foi endereçada, uma cópia, a senhora Rosimeire Ribeiro – Diretora da Escola Cívico-Militar de Santa Fé do Sul - Escola Municipal Thereza Siqueira Mendes, demonstrando total e irrestrito apoio desta edilidade, rogando pleno êxito em suas ações, e que as dificuldades apresentadas não a impeça de buscar através da educação um mundo melhor.

Pais de alunos, professores, gestores militares e direção pedagógica participaram da sessão apoiando a iniciativa legislativa, além do Prefeito Evandro Mura, do Vice Capitão Benitez, da Secretaria de Educação Marilza Marques, Ortencio Ramos Secretário de Agricutura e Cesar Melo Secretário de Administração, da diretoria Rosimeire Ribeiro e dos Militares Major Barbosa e Sargentos Tonholo e Gilberto. 

ADIN

Tramita no TJ/SP uma Ação Direta de Inconstitucionalidade na Lei Municipal que instituiu o Programa no Município, de autoria da APEOESP – Sindicato dos Professores, que pende a suspensão da Escola Cívico Militar de Santa Fé do Sul. O TJ suspendeu liminarmente o Programa, mas as partes; Legislativo e Executivo ainda não foram ouvidos no processo, e a Prefeitura mantém o funcionamento da escola nos moldes do Programa Cívico Militar na Escola Tereza Siqueira Mendes.