11/04/2022 14h24 - Atualizado em 04/05/2022 14h56

Cidades da RT "Entre Rios" entram no Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem.

atualizado em 28 de abril

A última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, coloca novos municípios da Região Turística Entre Rios no Mapa do Turismo. A Região que era composta por 04 municípios, passou a ser integrada por 10 Municípios em 2022. São eles: Santa Albertina, Santa Clara d'Oeste, Rubinéia, Santa fé do Sul, Três Fronteira, Santa Rita d'Oeste, Urânia, Jales, Palmeira d'Oeste e Mesópolis.

O Ministério do Turismo divulgou na semana passada, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023.

As cidades da RT Entre Rios preencheram todos os requisitos e agora fazem parte das 2.542 cidades selecionadas das 322 regiões turísticas do Brasil.

Agência Entre Rios de Desenvolvimento Econômico e Turístico realiza reunião mensal no município de Três Fronteiras
Estiveram reunidos no último dia 26/04/22 no município de Interesse Turístico de Três Fronteiras SP, os municípios que compõem a Instância de Governança Regional Entre Rios, para a reunião mensal referente a assuntos e ações pertinentes ao turismo de nossa região.
 
A reunião contou com a presença dos secretários de turismo dos municípios de Santa Fé do Sul, Aparecida do Taboado, Urânia, Santa Rita D'Oeste, Santana da Ponte Pensa, Nova Canaã Paulista, Turmalina, Mesópolis e Três Fronteiras.
Na ocasião, foi apresentado o plano de cotas e aprovação da primeira contribuição financeira entre os municípios, participação em eventos e feiras, e a criação de material gráfico e publicitário. Outro destaque foi o resultado dos projetos e atividades desenvolvidas pelas câmaras temáticas.

O Secretário de Turismo da Estância Turística de Santa Fé do Sul disse que “trata-se de mais uma vitória da região, afinal a RT foi criada para pensar no crescimento da regionalização do turismo e estamos consolidando essa ideia.

O Presidente da RT e da Agência de Turismo Regional, criada pelos municípios, Evandro Marim, Diretor de Turismo de Três Fronteiras, também confirmou o novo Mapa e que possibilitará o avanço do turismo na região com apoio de órgãos de governos e da iniciativa privada.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos Municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Esta classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais, que leva em conta principalmente o número de leitos no setor de hospedagem. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br.