16/02/2023 15h19 - Atualizado em 16/02/2023 15h19

Depois de três anos, Carnaval 2023 volta com tudo e deve movimentar economia de Santa Fé

No domingo, dia 19, haverá Matinê das 17h às 19h, com personagens infantis.

Na Estância Turística de Santa Fé do Sul, o último Santa Fé Folia foi em 2020, antes da pandemia da Covid-19. Este ano será a primeira edição da atual gestão, que não mediu esforços para realizar um dos maiores carnavais gratuitos da região Noroeste Paulista, o qual já ganhou repercussão e ganhou destaque no site da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo.

Entre as 10 cidades destacadas pelo estudo está a nossa cidade, com o Santa Fé Folia, o maior carnaval de portões abertos da região.

De 18 a 20 de fevereiro, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo promoverá o Santa Fé Folia, na Praça Salles Filho, com entrada gratuita todas as noites e uma grade de shows que promete agitar a cidade. Nomes como Pedro Paulo e Alex, Bonde do Tigrão, Jeferson Moraes e Open Farra marcarão presença nas três noites de folia, além dos Djs Mencaroni e Fernandes. No domingo, dia 19, haverá Matinê das 17h às 19h, com personagens infantis.

A expectativa é que a festa movimente não só o turismo da Estância Turística, mas principalmente a economia local.

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial e Sincomércio de Santa Fé do Sul, as náuticas, hotéis e ranchos estão com uma procura alta e restam poucas vagas para lotação, o que provavelmente acontecerá até próxima semana.

Nesse mesmo contexto, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o carnaval de 2023 movimentará R$ 8,18 bilhões. O montante é 26,9% maior do que o do ano passado, a nível Brasil, e 20% maior, a nível Estado de SP.

“Considerando que Santa Fé está há alguns anos sem ter carnaval, podemos apostar num índice acima de 30% para o comércio local e acima de 70% para o segmento de serviços, como as locações de hotéis, pousadas e ranchos. Já no segmento de bebidas, lanchonetes e restaurantes, a estimativa é um aumento acima de 60%”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Adenilson Margiotte.  

“O carnaval de Santa Fé do Sul sempre teve um grande público. Sempre foi uma festa para a família, com muita música, alegria e diversão, um carnaval para curtir com os amigos e familiares. Quem gosta de agito, vai poder curtir três noites de muita animação com grandes shows na Praça. Para quem gosta de descanso e tranquilidade, ainda é possível locar alguns ranchos e curtir as nossas belezas naturais”, ressaltou o prefeito Evandro Mura.

A secretária de Cultura e Turismo, Lígia Felipe, também falou da importância de um carnaval desse nível para movimentar o turismo e a economia local. “Nossa região é muito forte no turismo náutico, muitos turistas vão vir para curtir o carnaval e também a nossa orla, e isso é muito bom para a cidade e para os comerciantes locais, pois movimenta a economia do município com a locação de ranchos, pousadas, hotéis, embarcações, vendas de roupas, calçados e acessórios, além do setor de alimentação e bebidas, nos restaurantes, bares, supermercados, entre outros. A expectativa é ótima e esperamos que todos gostem do Santa Fé Folia 2023”, destacou. (da assessoria PMSFS)