11/02/2020 12h30 - Atualizado em 11/02/2020 12h40

Dia Internacional da Internet Segura- Delegado Higor Jorge dá dicas para não cair em golpes virtuais

Atenções que usuários devem ter para não sofrerem golpes ou terem seus dados vazados são essenciais para a segurança

A data, que em 2020 é celebrada hoje (11/02), foi instituída para promover a conscientização do uso seguro, ético e responsável da ferramenta que é tão utilizada em todo o mundo: a internet. O Safer Internet Day foi criado na Europa pela Rede Insafe e hoje mais de 140 países fazem ações de mobilização para o uso livre e seguro das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge, especialista em investigação criminal tecnológica e autor de livros sobre o tema, orienta internautas para não cair em golpes ou expôr seus dados.

Não devem fazer compras em sites com ofertas exageradamente vantajosas, isso pode ser uma fraude, um engodo. É crime de estelionato a criação de sites falsos que imitam sites de produtos verdadeiros, mas estes sites acabam não entregando o produto adquirido.

 

Aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem tomar cuidado com uso exagerado de recursos tecnológicos, principalmente celulares, que podem gerar diversos problemas, como assedios, e até mesmo passarem a cometer algum crime. O ideal é que os pais instalem aplicativos de controles que permitem monitorar o uso destes recursos.

É preciso também ter cuidado com as publicações pessoais em redes sociais, que permanecem para sempre, e podem gerar os mais variados dissabores para os internautas. O delegado exemplificou as publicações que relatam a ausência da residência, quando o internatu estiver viajando para outros estados e até outros países, isto chama a atenção de autores de furtos.

Cuidado com golpes relacionados com o WhatsApp, principalmente quando os anúncios remetem o usuário a receber um código que permitem os criminosos tomar posse do perfil da conta do WhatsApp da vítima e passa a fazer compras por sites de internet a partir dos dados da vítima, ou quando receberem mensagens solicitando alguma ajuda financeira para um determinado parente ou se passando pelo dono do perfil para pedir dinheiro para os amigos que constam na agenda do celular. Para impedir esswe golpe é preciso configurar seu celular criando uma senha segura.

O golpe do falso empréstimos também está muito comum. Quando for oferecido empréstimo com condições bem interessantes relacionada aos juros, e após preencher o formulário e pagar a primeira parcela para contratar a operação, a vítima nunca receberá o valor financiado, e acaba perdendo o valor pago da primeira parcela.

 

O Delegado orienta os internautas a utilizar apenas software em seus computadores ou celulares considerados originais, nunca devem utilizar programas "piratas" que podem colocar em rísco o dispositivo ou permitir que seu computar seja criptografado e o criminoso invade o computador doméstico ou de empresas causando sérios prejuízos.

"Todos devem refletir neste dia como está sendo utilizado os recursos tecnológicos, a internet tem muitos pontos positivos, mas para isso é sempre necessário pensar antes de publicar, ou navegar na internet. Sempre deve ser de forma segura", recomendou o delegado.

Nova Legislação para Proteção de Dados.

 

No Brasil, neste ano uma mudança importante para a segurança digital acontece com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigor em agosto. A nova legislação tem como principal objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais, ou seja, qualquer procedimento que envolva a utilização de dados, como coleta, armazenamento e compartilhamento, de clientes ou usuários. Terão que se adequar à nova legislação as pessoas físicas e empresas públicas e privadas.