23/02/2015 19h11 - Atualizado em 23/02/2015 19h16

Dirigente Regional de Ensino avalia resultados do SARESP nas escolas da Região de Jales

" Estamos com todos os alunos na escola, em condições de aprendizagem"

A Profª Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, Dirigente Regional de Ensino, esteve no dia 09 de fevereiro com o Governador Geraldo Alckmin, quando, na ocasião, foi divulgado os resultados do SARESP - Sistema de Avaliação da Rede Estadual de Ensino? do ano letivo de 2014?.

 Leia abaixo a entrevista que a Profª Marlene concedeu ao Jornal de Jales.

O governador Geraldo Alckmin anunciou na última segunda-feira, dia 9, os resultados do Saresp. Como a rede recebeu estes resultados?

??R- Com muita satisfação, pois aponta crescimento da aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. O próprio Governador apresentou os resultados em Power Point, discorrendo com muito conhecimento sobre os avanços obtidos comparando-os e explicando as médias de proficiência dos alunos (disponível em  www.educacao.sp.gov.br).

Em Língua Portuguesa, o 5º ano do Ensino Fundamental chegou em 2014 à média de 203,7, contra 199,4 em 2013. No 9º ano, a educação paulista teve em 2014 a média de 231,4, contra 226,3 no ano anterior. No Ensino Médio o resultado avançou de 262,7 para 265,6.

 

Em Matemática, os estudantes da rede estadual tiveram média de 216,5 no 5º ano do Ensino Fundamental, contra 209,6 em 2013. No 9º ano, a média de 2014 foi de 243,1 – no ano anterior era de 242,6. Por fim, no Ensino Médio, São Paulo passou de 268,7 para 270,4.

Além das médias, o Saresp permite uma avaliação dos estudantes por nível de proficiência – Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado - em cada ciclo de aprendizagem, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.

Em Língua Portuguesa, o 5º ano teve 86,6% dos estudantes nos níveis Básico, Adequado e Avançado. Em 2013 o percentual era de 83,9%. O 9º ano teve 73,9% nestes três níveis em 2014, contra 70,0% no ano anterior. No Ensino Médio, 66,2% chegaram aos três níveis – em 2013 eram 60,3%.?

Em Matemática, o resultado também é positivo. No 5º ano passou-se de 74% dos alunos nos níveis Básico, Adequado e Avançado em 2013 para 78,7% em 2014. No 9º ano houve uma pequena redução: de 63,6% em 2013 para 63% em 2014. No Ensino Médio, o avanço foi de 45,1% para 46,1%.

Qual sua expectativa em relação aos resultados que possam ter sido alcançados pelas escolas abrangidas pela Diretoria de Ensino de Jales?

R- Estamos ansiosos, tendo em vista que a melhora em nível estadual tende a refletir os níveis regionais. Nossos educadores trabalharam muito em 2014 com foco no desenvolvimento de competências e habilidades presentes no currículo oficial. Para o Saresp, mobilizamos as famílias e os alunos e contamos com o apoio institucional dos Grêmios Estudantis.

Os resultados anunciados pelo governador desmentem a crença de que a escola pública é ruim?

R- A escola pública de São Paulo tem uma adesão grandiosa por parte dos pais, mães e responsáveis pelos alunos, o que demonstra ser inclusiva, acessível a todos e o mais importante, garante a permanência dos alunos com um projeto de educação que coloca a Escola pública de São Paulo entre as melhores do Brasil juntamente com Santa Catarina, Minas Gerais e Goías, no Ensino Médio. Melhoramos e continuamos firmes nos desafios de avançarmos mais na educação, para uma rede de 4 milhões de alunos.

Qual sua expectativa para o ano letivo de 2015?

R- Que seja um excelente ano!

Iniciamos com todos os alunos na escola, em condições de aprendizagem. Escolas bem organizadas pelos nossos Diretores, funcionários e Associação de Pais e Mestres (APMs), com recursos financeiros do governo e mais recursos do crédito direto para as reformas de emergência em 06 escolas. Livros didáticos, cadernos para alunos e professores, aguardando chegar o Kit Escolar com cadernos universitários. Em pleno funcionamento o transporte escolar e merenda, com o apoio incondicional de nossas parceiras: as Prefeituras Municipais.

Além do ensino acadêmico regular desenvolvemos o Projeto Salas de Leitura, Professor Mediador Escolar e Comunitário, Acessa Escola com alunos estagiários do Ensino Médio e Escola da Família aos finais de semana, com os Universitários, bolsistas do ensino Superior.

A Escola Carlos de Arnaldo Silva, em Jales, desenvolve o Projeto de Ensino Integral, colhendo valiosos frutos com seus alunos. Na feira de Ciências foram classificados em primeiro lugar do estado e contemplados com uma viagem de estudos para Nova York, EUA. Professores valorizados com salário diferenciado e dedicação integral.

Oferecemos o Programa VENCE na Escola Dom Artur, em parceria com a ETEC, em período Integral, em cursos profissionalizantes de Sistemas de Informação, primando pela qualidade.

Oferecemos o Programa VENCE em parceria com o IEP-Jales, em cursos profissionalizantes, no período noturno, que possui uma grande adesão dos alunos, pela relevância social dos cursos.

Oferecemos o CEL - Centro de Estudos de Línguas, em Jales e em Santa Fé do Sul, aos alunos que querem aprender mais uma língua: Inglês, Espanhol, Italiano e Francês. Com grande alegria vimos nossos alunos (10 ao todo) se destacarem e serem premiados em viagens de estudos ao exterior: Inglaterra, Espanha, Argentina, por dois anos consecutivos, pelo programa de Mobilidade Internacional da Secretaria Estadual de Educação.

Desde 2006 desenvolvemos o Projeto de Escola de Tempo Integral em 12 escolas distribuídas pela nossa Diretoria, que apresentam um excelente trabalho dos educadores, bem como em parceria com o Instituto Ayrton Senna (www.institutoayrtonsenna.org) que apoia a aprendizagem e favorece a participação dos alunos gamistas (games) em encontros regionais, estaduais. Por ocasião da copa do mundo e a vinda do Príncipe Inglês Harry, dois alunos foram convidados para apresentar ao príncipe, um pouco do protagonismo dos estudantes brasileiros de escola pública.

Os professores representam a força-motriz da rede. Como a senhora sentiu o ânimo deles?

R- Encontro-os animados e compromissados com a volta às aulas. Na rede Estadual temos uma força-motriz de mais de 1.300 educadores em sala de aula e projetos, mais de 100 educadores nas equipes de direção e gestão. Funcionários  extremamente dedicados, além de vários professores readaptados que apoiam os trabalhos escolares. A garantia do trabalho lhes dá uma segurança que renova as energias. Por outro lado temos professores cadastrados aguardando atribuição de aulas. Quero destacar o trabalho dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores e funcionários da Diretoria que iniciaram o ano com orientações técnicas, acompanhamento e visitas nas Escolas, sempre recebendo Professores, pessoas da comunidade escolar e o público em geral que reconhece na Diretoria de Ensino a firme condução das atividades. (www.dejales.educacao.sp.gov.br)

Nas redes municipais e particulares observamos o grande empenho das secretarias municipais e mantenedores particulares em desenvolver as diretrizes educacionais, oferecendo a alunos e professores condições de trabalho motivadoras.

Há alguma novidade em relação ao que foi executado em 2014?

R- Podemos considerar a Progressão Continuada em 03 Ciclos de aprendizagem como nova oportunidade para as escolas, alunos, pais/mães assumirem a educação com total responsabilidade, pois a cada final de ciclo, se o aluno não for promovido, lhe será oferecido um ano a mais de estudos, em classes de recuperação. Os ciclos se subdividem em: 3º ano, 6º ano e 9º ano de ensino fundamental.

Iniciamos 2015 com a aplicação da Avaliação Diagnóstica, em Matemática, Português e Produção de Texto, enviada pela Secretaria Estadual, para todos os alunos, no sentido de apoiar os trabalhos dos professores com as turmas de crianças, adolescentes e jovens a partir do conhecimento prévio trazido do ano anterior. Mantemos nosso currículo oficial em todas as matérias.

Quantos alunos voltaram para as aulas em todos os níveis?

R- Somos uma rede de ensino, cuja gestão é pela Secretaria Estadual de Educação/Diretoria de Ensino-Região de Jales. Estes números são dos 25 municípios que compõem a nossa área de abrangência.

Escolas Municipais: 8.712 alunos – Ensino fundamental

Escolas Municipais: 5.840 alunos – Educação Infantil

Escolas Particulares: 2.341alunos – Ensino fundamental e Médio

Escolas Particulares: 489 alunos – Educação Infantil

Escolas Estaduais: 13.549 alunos – Ensino fundamental e Médio

Totalizando 24.602 alunos nos Ensino Fundamental e Médio

Totalizando 6.329 alunos na Educação Infantil

?Total Geral 30.931 alunos

Há alunos fora da escola na área sob sua responsabilidade?

R- Realizamos um trabalho conjunto com os Conselhos Tutelares, as Promotorias de Justiça e Juizados da Infância e Juventude de todos os 25 municípios o que nos dá uma margem valiosa de permanência dos alunos na escola, mas apesar dos grandes esforços empreendidos pelas Escolas e famílias dos alunos encontramos um pouco de evasão por desajustamento social dos adolescentes. Para os alunos trabalhadores oferecemos o ensino regular noturno e a Educação de Jovens e Adultos - EJA, que apresenta desistência de alguns alunos.

Na área da Diretoria de Ensino há classes com superlotação, como a mídia da Grande São Paulo tem denunciado?

R- Estamos atentos no monitoramento da demanda escolar para não permitir superlotação. Após o inicio das aulas, já desmembramos 06 classes onde houve necessidade e temos tido, por parte de nosso Secretário - Professor Herman Vourwald, um grande apoio. Temos vagas disponíveis, porém temos que equalizar os períodos manhã e tarde, onde a maior procura e preferência dos pais e alunos são pelo período da manhã. Está no Plano de Obras da Secretaria da Educação a construção de uma escola para o descompartilhamento das Escolas Juvenal Giraldelli-Jardim Oiti, pois ambas, municipal e estadual, compartilham o mesmo prédio desde 2010.?