18/04/2023 14h33 - Atualizado em 18/04/2023 14h33

Educação de Rubineia tem nota acima da média estadual em avaliação realizada por Programa do SESI-SP

O programa consiste na formação de professores da rede pública para uma atuação personalizada junto aos estudantes.

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) aplicou na Rede Municipal de Educação do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) o Programa Recompondo Saberes, nas disciplinas de português e matemática, e o resultado das avaliações mostra que a educação do município está acima da média do Estado de São Paulo.

Os impactos negativos da pandemia atingiram de maneira generalizada a educação brasileira e diante deste cenário, para superar os desafios provocados, o SESI-SP ofereceu esse Programa, alinhado à Resolução SEDUC n°13, de 9-2-2022, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que trata sobre as aulas e reforço, e metas do Plano Nacional de Educação.

O programa consiste na formação de professores da rede pública para uma atuação personalizada junto aos estudantes.

Rubineia apresentou o seguinte resultado: Língua Portuguesa: 2° ano – 64%; 3° ano – 89%; 4° ano – 85% e 5° ano – 94% de aprovação. Matemática: 2° ano – 72%, 3° ano – 87%, 4° ano – 91% e 5° ano – 96%.

Enquanto o resultado geral do Estado de São Paulo foi: Língua Portuguesa: 2° ano – 72%, 3° ano – 77%, 4° ano – 82% e 5° ano – 86%. Matemática: 2° ano – 63%, 3° ano – 74%, 4° ano – 81% e 5° ano – 85%.

“Recebemos, com muito orgulho, o apuramento dos dados das avaliações externas do Programa, evidenciando o desenvolvimento efetivo do aprendizado de nossos alunos. Reforçamos que o desempenho é algo contínuo e não um salto pontual, o que demonstra um trabalho sistemático e consistente de toda equipe escolar”, explicou a diretora de Educação, Lourdes Castilho.

O Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia do SESI-SP é voltado à rede pública de ensino dos municípios do Estado de São Paulo e tem como objetivo recuperar as lacunas no aprendizado causadas pela pandemia, como foco da recomposição da Alfabetização (Ensino Fundamental I), da Língua Portuguesa e da Matemática (Ensino Fundamental II).

“Parabéns a toda equipe da educação, parabéns às famílias pelo apoio no processo educativo e parabéns as nossas crianças pela dedicação e pelo desempenho. Sabemos da importância da valorização da educação que é o principal pilar para o desenvolvimento”, destacou o prefeito professor Lugato.