31/10/2014 13h41 - Atualizado em 31/10/2014 13h41

Fernandópolis / Secretário Adjunto de Saúde visitou Santa Casa

Foi apresentado o novo modelo de gestão de Saúde
O Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis recebeu a visita do Secretário Estadual Adjunto de Saúde, Prof. Dr. Wilson Modesto Pollara, que estava na região para apresentar o novo modelo de gestão de saúde em implementação no estado, incluindo o programa “Santas Casas SUStentáveis”.
 
A apresentação foi feita durante um encontro com os provedores e administradores das santas casas das cidades de Fernandópolis, Votuporanga, Catanduva, Novo Horizonte, Monte Aprazível, Jaci, São José do Rio Preto, Nhandeara, Jales, Santa Fé do Sul e Cardoso. 
 
O Secretário Adjunto explicou sobre o funcionamento do programa nos hospitais da região, que foram classificados pela Secretaria de Saúde em três níveis: “hospitais estruturantes” (referência em atendimentos de alta complexidade, como cirurgias cardiovasculares ou neurocirurgias); “hospitais estratégicos”, (prestam atendimento de média complexidade, servindo de retaguarda aos estruturantes); e os “hospitais de apoio” (são hospitais de pequeno porte que fazem atendimento de baixas complexidades).
 
Atualmente, a Santa Casa de Fernandópolis é considerada como “hospital estratégico”, sendo responsável pelo respaldo aos hospitais estruturantes, atendendo e tratando os casos de média complexidade. A tendência é de que os casos de menor gravidade sejam solucionados nos hospitais de médio porte, a fim de não sobrecarregar os hospitais especializados, sendo que as consultas, exames, cirurgias e internações serão controlados pela regulação estadual.
 
Outro ponto destacado por Pollara é de que prefeituras mantenham postos de atendimento para casos leves e orientações aos pacientes. “As santas casas só devem receber os casos de emergência, que se limitam em 5% dos casos.”
 
Logo após a reunião, o Secretário Adjunto esteve em Fernandópolis, que possui a única Santa Casa da região com a titulação de “Hospital de Ensino”. Pollara foi recebido pelo Provedor, Geraldo Silva de Carvalho, pelo médico José Maria Nuevo Filho, representando a Direção Clínica, pelo Deputado Federal eleito, Fausto Pinato, pela Secretária Municipal de Saúde, Lígia Barreto e pelo Presidente da Associação de Amigos, Jesiel Bruzadelli Macedo.
 
Após uma reunião com a Diretoria do hospital, médicos, colaboradores e autoridades do município, Pollara, acompanhado pelo Provedor, visitou o Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e a Unidade de Terapia Intensiva, onde elogiou a estrutura física e profissional disponibilizada para o atendimento aos usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).