29/08/2022 08h39 - Atualizado em 29/08/2022 17h40

Grupo Ambar Amaral lança oficialmente hoje a linha de rações para cães e gatos: Raguife Pet

Felipe Amaral: "Raguife mais uma vez se propõe a colocar no mercado um produto com ingredientes nobres, de elevada qualidade"

A Raguife que é a maior fabricante de rações para peixes da região noroeste paulista, e fundada em 2009, pertencente ao Grupo Ambar Amaral, lança oficialmente hoje, dia 29 de agosto, sua linha de rações no segmento PET para cães e gatos:  Imperialle é a linha Super Premium e Aurus, a linha Premium Especial e a Super Premium Imperiale são as primeiras linhas que estarão no mercado.

Felipe Amaral que dirige da Fábrica de Ração, tem a convicção de “que a Raguife mais uma vez se propõe a colocar no mercado um produto que possui formulações balanceadas e de alta performance com ingredientes nobres, de elevada qualidade, atendendo às exigências nutricionais dos pets em níveis excepcionais nas diferentes fases da vida e que agrega ainda alimentos funcionais que contribuem com a saúde, longevidade e bem-estar animal”.

 O processo de produção da nova linha de Rações – Raguife Pet, passou por um minucioso período de pesquisas e avaliações de técnicos especializados até chegar a aprovação dos órgãos oficiais reguladores, e hoje chegou o grande dia de apresentar ao público consumidor.

Histórico e o Mercado de pet food

A indústria pet food é uma criação relativamente recente. Segundo Gates (2008), esta indústria surgiu em 1860 na Inglaterra, com a invenção do primeiro biscoito canino por James Spratt. Spratt inspirou-se quando viu cachorros comendo biscoitos em meio ao lixo nas docas de Londres. O biscoito era feito de vegetais, sangue bovino, farinha de trigo e beterraba. O alimento torna-se popular e chega aos EUA em 1890. Um desafio enfrentado pela indústria de alimentos para animais de estimação foi criar uma demanda para um produto que nenhum dono de animal supunha como uma necessidade.

A partir de meados dos anos 1980, a indústria de pet food no Brasil apresentou um grande crescimento. Dados de estudos realizados por órgãos de pesquisas como o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Anfalpet indicam que os anos posteriores a 2005 dão a dimensão do crescimento desse mercado. O Brasil, conforme dados da Anfalpet (2015), é o segundo país do mundo com maior população de animais domésticos, ficando apenas atrás dos EUA. São 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos.

O Brasil está entre os três maiores mercados do mundo entre os produtos pets, atrás apenas de Estados Unidos e China. Em 2020, o país encerrou o ano perto de R$40,1 bilhões de faturamento, 13,1% a mais do que no ano anterior, segundo projeções do Instituto Pet Brasil, com base em dados do mercado com base em dados do terceiro trimestre daquele período.