23/02/2023 09h53 - Atualizado em 23/02/2023 09h56

Homens fogem quando PM Ambiental fazia fiscalização no Rio São José dos Dourados em Ilha Solteira

Suspeitos abandonaram barco e um carro; na operação foram localizados duas capivaras abatidas, petrechos de caça e munição.

Nesta quarta-feira (22), Policiais Ambientais em patrulhamento náutico pelo rio São José dos Dourados no município de Ilha Solteira/SP, visualizou três indivíduos em uma embarcação próximo à margem do manancial e ao iniciar a aproximação para a abordagem e fiscalização, tais indivíduos empreenderam “fuga” em meio a vegetação densa, abandonando seus pertences.

A PMA notou a existência de 02 (dois) animais da fauna silvestre nativa da espécie “Capivara” abatidos ao lado da embarcação abandonada.

Os Policiais então iniciaram as buscas dos indivíduos, que foram feitas “a pé” em meio a vegetação e canaviais, entretanto, após as diligências, os mesmos não foram localizados.

Durante as diligências pelas proximidades da referida embarcação, foi localizado também 01 (uma) munição, calibre .32, marca CBC, intacta, na parte interna do barco, bem como diversos petrechos utilizados para a caça de animais silvestres e/ou pesca irregular.

Dentre os materiais encontrados, chamou a atenção da equipe uma chave de ignição veicular (marca Chevrolet), que alertou a possível existência de veículo pertencente aos indivíduos que empreenderam “fuga” e que estava estacionado nas proximidades do local da ocorrência, e após buscas, foi localizado 01 (um) veículo GM/Kadett, compatível com a respectiva chave de ignição, juntamente com 01 (um) reboque/carretinha (transporte de carga aberta).

Diante das evidências de crime ambiental praticado no local por matar espécime da fauna silvestre, aliado aos indícios de crime como a posse irregular de armas e munições, foi feito contato com a Delegacia de Polícia de Ilha Solteira - SP, onde a autoridade competente, deliberou pela apresentação da ocorrência e a apreensão dos objetos.