02/08/2015 08h17 - Atualizado em 02/08/2015 08h26

Jales / Presidente do TJ instala 5ª Vara e inaugura prédio do Juizado Especial no dia 7

Comarca de Jales ganha mais um espaço de decisões judiciais
Presidente do TJ recebeu representantes de Jales em março e autorizou a instalação da 5ª Vara

(Jornal de Jales)

A semana que entra será bastante movimentada nos meios forenses de Jales. Na sexta feira, dia 7 de agosto, o desembargador José Renato Nalini estará na cidade para instalação da 5ª Vara da comarca e inauguração de espaço próprio do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública.

A instalação da 5ª Vara é uma reivindicação antiga, eis que estava criada desde 2009. Uma audiência realizada no mês de março, em São Paulo, no TJ, envolvendo lideranças políticas e comunitárias de Jales, um senador, um deputado federal e três deputados estaduais, todos com atuação política no município, sensibilizou o presidente do TJ, que assinou o ato autorizando a implantação.

Com a 5ª Vara no edifício do fórum, a Vara do Juizado Especial passará a funcionar em novo prédio, na Rua 6, esquina com a 15, com área de 730 metros quadrados.

Segundo Flávio Casteletes, diretor do cartório do Juizado Especial, a partir de amanha, não haverá atendimento ao público a fim de que os servidores possam viabilizar a mudança.

A Vara do Juizado Especial vai funcionar com 14 serventuários de carreira e 10 estagiários cedidos pela Prefeitura, que já estão sendo treinados.

Somente no mês de julho, que terminou na sexta feira, deram entrada no Juizado Especial 1.500 novos processos.

Em 2014 foram realizadas 3.318 audiências. No mesmo período foram 16.652 processos distribuídos sendo outros 8.737 processos concluídos. Para as pessoas que batem às portas da justiça, um dado relevante: os juízes expediram 3.196 mandados judiciais para levantamento de valores. Em bom português, sem juridiquês, foram 3.196 pessoas que botaram no bolso o dinheiro resultante de suas demandas.