20/02/2023 10h35 - Atualizado em 20/02/2023 10h42

Leiloeiro Marco Antônio Simão Brito é credenciado para atuar em todo território nacional

Morador de Três Fronteiras recebeu credenciamento nacional pela FAESP - Federação da Agricultura do Estado de São Paulo .

“Marquinho Leiloeiro” como é conhecido na região noroeste de São Paulo se notabilizou como leiloeiro atuando em leilões em prol de entidades como Hospital do Amor, Santa Casa, APAEs, Igrejas, Lar dos Velhinhos, etc.

Desde 2017 se inscreveu na FAESP para receber sua carteira oficial de “Leiloeiro Rural” que lhe permite atuar em todo o país, mas Marco Antonio, avisa que irá continuar sua atuação nos eventos de entidades e que agora pretende ampliar sua área de atuação comercial. “Quero agradecer imensamente o Sindicato Rural, através do Emerson e do Senhor Luiz Bermal que me proporcionoram essa chance de credenciamento que é um sistema bastante rigoroso de escolha, muito obrigado e minha gratidão”, disse o Leiloeiro.

Apenas 11 novos leiloeiros receberam o credenciamento nesta etapa que durou 5 anos de avaliações.

Emerson Assi, Coordenador do Senar parabenizou Marquinhos pelo credenciamento que representa uma grande conquista para o Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e Região, que passa ter um representante no elenco de Leiloeiro Rural com autorização para atuar em todo o Brasil.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) empossou e credenciou onze novos leiloeiros rurais paulistas, em cumprimento ao disposto do artigo 3º da lei 4.021/1961.

O evento foi realizado na sede da Federação na segunda-feira (13), reunindo também advogados e a diretoria da FAESP.

A cerimônia foi conduzida pela Diretora 1ª Secretária da FAESP e Presidente do Sindicato Rural de Itu, Adriana Menezes da Silva, que ressaltou as responsabilidades do Leiloeiro Rural. “Sabemos o quanto é difícil todo o processo para se alcançar o posto de Leiloeiro, mas tudo isso é para salvaguardar vocês.

Atualmente a FAESP conta com 78 leiloeiros nomeados em plena atividade em todo o território nacional”, afirmou.

A Chefe do Departamento Jurídico da FAESP, Dra. Ângela Gandra, afirmou que o título é um ato de confiança da Federação. “A confiança é baseada na ética. Então, a partir desse termo, vocês têm que conhecer e viver essas obrigações. Não é à toa que nós visamos, a partir de uma atividade tão importante como a dos leiloeiros, efetivamente servir não só aos proprietários, mas a ponta. Quando há ética, todos são bem-sucedidos.”

Thiago Meireles, advogado da Federação, destacou a conquista dos Leiloeiros Rurais e da FAESP a respeito da normatização da distinção entre Leiloeiro Rural e Leiloeiro Oficial para desempenhar determinadas atividades dentro dos leilões oficiais. “Estamos pleiteando isso há alguns anos junto à Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo”, afirmou Thiago. “Essa é a primeira turma que toma posse após esse provimento. A mudança ocorreu em 2021 dentro do livro de normas, o que expandiu o cenário de atuação dos leiloeiros rurais no estado de São Paulo. É uma conquista importante anunciada nesse evento”, finalizou.

“Todos nós da diretoria da FAESP parabenizamos os profissionais que neste ato serão nomeados Leiloeiros Rurais. Desejamos sucesso e ressaltamos o compromisso da FAESP naquilo que lhe compete em prestar os esclarecimentos necessários a todos os profissionais nomeados pela entidade. Igualmente parabenizamos os presidentes e representantes dos sindicatos rurais, deixando como de praxe as portas de nossa casa aberta para todos vocês. Para o apoio, trabalho em conjunto, objetivando o sucesso da atividade envolvendo os leiloeiros do estado de São Paulo. Parabéns, Leiloeiros”, finalizou Adriana Menezes.

Participaram também da cerimônia o Segundo Tesoureiro da FAESP e Presidente do Sindicato Rural de Avaré, Pedro Lucchesi, e o Diretor Segundo Secretário e Presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Preto, Sérgio Expressão.

Foram empossados como Leiloeiros Rurais: Alexandre Ometto Furlan Silva, André Sobreira Moura, Aparecido Donizeti de La Morena, Carlos Eduardo Sengling Ungloub, Djalma Oliveira da Fonseca, Fábio Barsotini Barbosa, Pedro Lucchesi, Gustavo Emidio Carceres, José Manoel Galvão, Leandro Fabrício Barbosa da Silva e Marco Antônio Simão Brito.

José Manoel Galvão esperava há mais de 30 anos por esse momento. “Hoje é o dia mais importante da minha vida. Com a Graça de Deus e dos meus amigos chegou essa data maravilhosa. Estou me sentindo o homem mais feliz do mundo com esse momento. Tenho 64 anos e desde meus 34 anos que venho tentando. Agora, com boas informações e esclarecimento, estou realizando meu sonho. Só tenho a agradecer aos meus companheiros de profissão e à atenção que os diretores da FAESP e presidentes dos sindicatos rurais deram pra gente”, afirmou o Leiloeiro. (com assessoria da FAESP)