23/09/2021 13h57 - Atualizado em 23/09/2021 14h01

Morte suspeita/ Exame descarta Covid em paciente que faleceu na UPA de Santa Fé do Sul

Valdir Camargo Leite de 45 anos de idade, foi internado com sintomas semelhantes de Covid, e Unidade cumpriu protocolos de segurança sanitária.

O resultado do exame PCR Swab do paciente Valdir Camargo Leite de 45 anos de idade, do Município de Santana da Ponte Pensa deu negativo para Covid 19. Valdir faleceu por volta das 23h00m de terça-feira, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Santa Fé do Sul.

O corpo deverá ser velado e sepultado nesta quinta-feira (23).

O paciente, que era obeso, deu entrada na UPA as 16h04m na terça-feira, com um quadro com infecção de urina, sinais de fortes dores, febril, sonolento rebaixando a saturação.

Valdir chegou a ser entubado, e iria ser transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul.

Ainda de acordo com informações obtidas junto a diretora da Unidade, Regina Ivete, foram realizados vários exames e seguiram todos os protocolos do Ministério da Saúde, pois havia a suspeita do paciente ter contraído Covid.

Durante a sua internação o paciente evolui para uma síndrome respiratória aguda grave e veio a óbito as 23h00m. Os médicos consideraram um paciente suspeito de Covid, e por isso foram adotados os protocolos exigidos.

Foi feito um teste rápido (IGG IGM) que apresentou resultado negativo, mas diante do quadro apresentado, foi solicitado outro exame, o PCR SWAB que é mais fidedigno, segundo os médicos, e demoraria pelo menos 24 horas para saber o resultado.

A UPA esclareceu que nestes casos de morte suspeitas, os protocolos impedem a realização de velório, e ao serem informados, os familiares contestaram o atestado de óbito por suspeita de COVID, consideravam o resultado do teste rápido que deu negativo.

Os fatos relatados, geraram desentendimentos entre os familiares e a UPA, pois eles queriam realizar o velório, mas os protocolos não permitiram. De acordo com a UPA, para preservar os familiares e amigos que por ventura compareceriam ao velório.

Com o desentendimento estabelecido o corpo de Valdir ficou depositado no IML, por recomendação do Ministério Público até a conclusão do resultado do PCR Swab, que só chegou na manhã desta quinta (23), e o corpo foi liberado para a realização do velório.

 

Exame PCR Swab

Mais indicado para o diagnóstico da Covid-19, o teste é usado para uma pessoa saber se está com a doença no momento. Baseia-se na detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab, tipo de cotonete grande, introduzido no nariz e na garganta.

Como o exame consegue detectar a presença do próprio vírus, a coleta da amostra deve ser feita quando há suspeita de infecção, preferencialmente na primeira semana de sintomas. Apesar disso, seu uso pode se estender a indivíduos sem sintomas, em protocolos de prevenção de transmissão, como viagens aéreas, internações em hospitais, procedimentos cirúrgicos e outras situações.