31/07/2023 12h47 - Atualizado em 31/07/2023 12h47

Mura e Benitez participam de lançamento de Programa de Assistência à produtores de Leite

Produtores de Santa Fé do Sul e comarca terão assistência gratuita através do Senar.
Na noite de quinta-feira, 27 de julho, o Sindicato Rural da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do Senar realizou o lançamento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, o evento contou com a presença do prefeito Evandro Mura, do vice-prefeito e presidente do Unifunec Fernando Benitez, do presidente do Sindicato Rural Luiz Antônio Bermal, do coordenador do Senar Emersom Assi, do supervisor técnico do programa AteG Senar-SP Marcelo de Figueiredo e Silva, do prefeito de Santana da Ponte Pensa Vagner Hernandes, da assessora parlamentar Mara Amaral, representando o deputado estadual Itamar Borges e o assessor parlamentar Claudemir Maschio, representando o deputado federal Fausto Pinato.
 
O programa tem como finalidade aprimorar as técnicas produtivas e o gerenciamento, explorar novas ferramentas que fazem o negócio crescer e tornar a produção mais eficiente e lucrativa. Com duração de dois anos, trinta produtores de leite dos municípios de Santa Fé do Sul, Santa Rita d’Oeste, Santana da Ponte Pensa, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista e Rubineia participarão do programa ATeG Senar.
 
De acordo com o coordenador do Senar, Emersom Assi, o programa engloba diversas cadeias produtivas oferecendo aos produtores rurais acompanhamento técnico e gerencial com um profissional habilitado pelo Senar, que realiza visitas mensais e individuais em cada propriedade de forma totalmente gratuita ao produtor.
 
Na ocasião, o supervisor de ATeG Marcelo de Figueiredo explicou o funcionamento do programa, que ocorre em cinco etapas, iniciando pelo diagnóstico produtivo, quando o técnico conhece a realidade do produtor; após pelo planejamento estratégico, definindo objetivos e ações; a adequação tecnológica para otimizar resultados, com soluções propostas dentro da realidade de cada um; a capacitação profissional, etapa em que se possibilita formas de qualificação; e para finalizar, é feita a avaliação sistemática dos resultados, a partir de indicadores e análises.
 
“Durante as visitas técnicas acontece por exemplo o acompanhamento das ordenhas, orientações reprodutivas, nutricionais, sanitárias, além de trabalharmos também a parte gerencial da propriedade, criando nos produtores o hábito de anotar os dados econômicos, mostrando a importância desse controle, como ele funciona e como pode ser feito de forma simplificada, conseguindo a partir disso obter indicadores econômicos, como margem e renda bruta, ponto de equilíbrio, saber o quanto essa propriedade precisa render e o custo da produção, afinal é preciso considerar as propriedades como empresas rurais”, destacou Marcelo.
 
Na ocasião também foi apresentada ao grupo de produtores a técnica selecionada pelo Senar para o acompanhamento do programa, a médica veterinária Karine Bonfim dos Santos.
 
Emersom Assi destacou que, “no ATeG não há distinção de tamanho de propriedade, todos podem participar e isso é muito interessante, pois é um programa que se molda de acordo com a realidade de cada produtor, interagindo e verificando suas necessidades, é um olhar de perto, atento a cada um. Nós do Sindicato Rural e Senar só temos a agradecer aos produtores que aceitaram participar, tenho certeza que será realizado um ótimo trabalho e ficarão satisfeitos”.
 
O prefeito Evandro Mura parabenizou a atuação do Sindicato Rural e Senar em Santa Fé do Sul. “Somos testemunhas de quanto o Sindicato e o Senar é parceiro dos nossos produtores, sempre em busca de novas oportunidades e capacitação técnica, nossos parabéns aos 30 produtores que estão participando do programa, que vocês possam aproveitar ao máximo todo esse conhecimento que será passado pela equipe do Senar”.
 
Também participaram do evento a primeira-dama Elaine Mura, a segunda-dama Fernanda Benitez, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortencio Ramos Sobrinho, os vereadores Teresinha do Gavas, Vaguinho Lopes, Ronaldo Lima e José Rollemberg e funcionários da agência Siccob Credicitrus de Santa Fé do Sul, Tiago, Eduardo e Fernando. (da assessoria da PM SFS)