04/11/2021 11h41 - Atualizado em 04/11/2021 11h41

Novembro Azul - Dr. Vinicius Nakae comenta sobre prevenção ao câncer de próstata

Alunos do curso de medicina do Unifunec farão ações de orientações na Feira do Produtor no domingo (7)

 O Médico Urologista e Professor do Curso de Medicina do Unifunec de Santa Fé do Sul, Vinicius Nakae concedeu entrevista ao informamais e citou a importância da campanha de prevenção ao câncer de próstata durante o “Novembro Azul”, que é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

O Médico disse que há a possibilidade de 1 em cada 7 homens podem ser acometidos pelo câncer de próstata.

 

O Médico lembrou que a falta de informações ainda pode inibir os homens de realizar os exames que podem ter o diagnóstico precoce e favorecer um tratamento eficaz e alertou que, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e sempre conversar com médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.

Ir ao urologista regularmente é o caminho para a detecção precoce.

Nakae disse recomenda que homens a partir dos 45 anos deveriam realizar exames de PSA e toque retal.

O câncer de próstata geralmente surge como uma doença silenciosa e indolor. Além disso, muitas vezes os sintomas podem ser confundidos ou atribuídos a outras doenças. Os sinais são frequentemente detectados pela primeira vez durante exames de rotina.

Os sintomas mais comuns incluem necessidade frequente de urinar, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, fluxo fraco ou interrompido de urina, dor ou ardor, dificuldade para ter uma ereção, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou no sêmen, dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas.

O melhor tratamento para cada caso depende do estadiamento da doença (estágio em que ela se encontra), da idade e do estado geral de saúde do paciente. De maneira geral, cirurgia, radioterapia e terapia hormonal costumam ser as opções mais comuns.

Praticar atividade física regularmente, manter um peso saudável, diminuir ou evitar o álcool e não fumar são recomendações importantes para minimizar o risco da doença. Uma alimentação pobre em gorduras de origem animal e rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais pode diminuir o risco de câncer, bem como o de outras doenças crônicas.

Alunos do Curso de Medicina

Os alunos que compõem a liga de cirurgia do Curso do Unifunec irão realizar uma ação de orientações à população que estiveram na Feira do Produtor na Rua 14.

Eles distribuirão panfletos e conversarão com o publico que estiver frequentando a feira a partir das 08h00m.

O Centro Universitário está a apoiando a atitude dos alunos e será supervisionado pelo Doutor Vinicius Nakae, Urologista, que estará presente com os seus alunos da disciplina de Cirurgia.