11/04/2023 20h14 - Atualizado em 11/04/2023 20h14

Polícia Civil de Santa Fé do Sul emite nota oficial sobre ameaças em redes sociais

Adolescentes foram apreendidos e encaminhado à Fundação Casa de Araçatuba. Celulares foram apreendidos

A Polícia Civil de Santa Fé do Sul, empenhada em evitar a desinformação e coibir ameaças de atos de violência no ambiente escolar, tem direcionado esforços para apurar qualquer informação que aporte na Central de Polícia Judiciária do município, inclusive, decorrentes de publicações realizadas em redes sociais ou aplicativos de comunicação e, neste contexto, foram mantidos contatos com plataformas de conteúdo com o objetivo de intensificar o fluxo de informações.

Que na data de hoje quatro adolescentes, alunos de uma Escola Estadual do município, foram conduzidos até esta Unidade Policial em razão das informações de que faziam parte de um grupo do WhatsApp onde teria sido veiculado conteúdo de caráter nazista e discriminatório, além de ameaças de violência no ambiente escolar.

Os adolescentes foram ouvidos na presença de seus genitores, além de testemunhas e funcionários do estabelecimento de ensino e, em seguida, foram apreendidos e encaminhados para a Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente). Os celulares e dispositivos informáticos dos adolescentes foram apreendidos e, cumpridos os requisitos legais, serão devidamente encaminhados para perícia e análise.

A Polícia Civil de Santa Fé do Sul aproveita para recomendar que a população não encaminhe informações, publicações, áudios ou imagens de procedência duvidosa, considerando que existe grande quantidade de desinformação nas redes sociais e aplicativos de comunicação e que esse tipo de conteúdo somente possui efeitos danosos para a ordem pública e a vida em comunidade, inclusive, é relevante esclarecer que aquele que divulgar certos conteúdos para causar pânico/tumulto no ambiente social ou incitar a prática de crimes pode ser responsabilizado criminalmente pela sua conduta.

Importante também recomendar que a população e a imprensa evitem a divulgação de imagens/vídeos de agressões ocorridas em outras localidades, considerando inúmeros estudos do Brasil e de outros países que indicam que esse tipo de conteúdo pode estimular o comportamento agressivo de pessoas que possuam determinadas patologias.

Também é imprescindível que os pais e responsáveis pelos jovens em idade escolar, considerando as características de cada faixa etária, expliquem os fatos, mantenham o diálogo sobre o tema e procurem ajuda caso observem esta necessidade.

Nestes termos, a Polícia Civil do município permanece à disposição para outros esclarecimentos e também para o recebimento de informações sobre qualquer tipo de crime/ameaça.