22/11/2019 09h52 - Atualizado em 22/11/2019 09h52

Prefeitura de Santa Fé do Sul lamenta perda da sede do Aquishow Brasil para Rio Preto

"Todos os nossos esforços foram insuficientes, mas não obtivemos sucesso". Parceria com o Governo do Estado prevaleceu.
O Prefeito Ademir Maschio divulgou uma curta nota lamentando a mudança para São José do Rio, na sede do Instituto de Pesca (órgão do governo de São Paulo - Secretaria da Agricultura), do Aquishow Brasil 2020.
 
Para os organizadores (PEIXE SP)[09:25, 22/11/2019] "o evento não tem como continuar em Santa Fé, por que o cenário mudou, surgiram eventos grandes organizados por empresas especializadas e se continuar em Santa Fé do Sul o Aquishow acaba!."

Assim resumem Emerson Esteves e Marilsa Fernandes (PEIXE SP), as justificativas para a mudança, além de observarem que os expositores, em 2019 foram 138, que passaram a ter outras vitrines para demonstração de seus produtos e serviços, o que não acontecia até este ano, ou seja, aumentou a concorrência em eventos do gênero e hoje, segundo a própria Peixe SP, "a Aquishow em Santa Fé do Sul não tem competitividade em relação a esses outros eventos que estão surgindo.
 
Outro fator que prevaleceu para a mudança é a o relacionamento com o Governo do Estado, e eles esperam que fazendo no Instituto da Pesca, o setor irá se aproximar das "políticas públicas", gerando uma expectativa de benefícios como a diminuição de carga tributária, melhorando a concorrência com outras regiões produtoras.
 
"Estamos pensando nos interesses do setor e no crescimento da atividade no estado. E sem essa mudança não haverá políticas públicas para a atividade no estado de São Paulo. A decisão foi construída com o governo do estado e tem como intenção construir uma agenda de apoio à aquicultura paulista. Os ganhos com a mudança para a atividade a justificam", justificou mais uma vez Marilsa Fernandes (PEIXE SP).
 
Com a mudança a Associação dos Piscicultores Paulista em Águas da União querem que a "Aquishow São José do Rio Preto" tenha como espelho a "Agrishow em Ribeirão Preto".
 
Em relação a Prefeitura, a PEIXE SP, não esconde o continuado apoio oferecido para o Aquishow Brasil durante todo o período que aconteceu em Santa Fé do Sul, oferecendo recursos financeiros, cedendo espaço para o evento, apoio logístico e institucional e até político, solicitando recursos públicos nas esferas de governos estadual e federal para manutenção dos eventos anteriores, e projetava ações iguais para 2019, inclusive com a tendência de ceder uma área pública para a construção do "Parque do Peixe", que além de sediar o Aquishow, seria um local para múltiplo uso, com fomento ao turismo, educação socioambiental, pesquisa, etc, mas isso não foi suficiente.

Leia a nota da Prefeitura de Santa Fé do Sul.
 
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul lamenta a perda do evento Aquishow, que é importantíssimo para o Setor e para a nossa cidade.
Todos os esforços foram feitos para a permanência do evento em Santa Fé, mas não obtivemos sucesso junto aos organizadores da Feira.
A Associação Peixe-SP, que realiza a Aquishow, tem interesse em ampliar o evento e estabelecer uma parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesca de São José do Rio Preto. Assim, todos os nossos esforços foram insuficientes.
Estamos de portas abertas e à disposição para dialogar.