17/09/2014 13h09 - Atualizado em 17/09/2014 13h09

Racionamento / SAAE de Santa Fé do Sul corta abastecimento por doze horas

Racionamento é por tempo indeterminado

O tempo seco, o excesso de calor e a falta de chuvas, têm contribuído para a diminuição dos níveis de água nos principais reservatórios das cidades brasileiras. Por conta disso, o SAAE Ambiental de Santa Fé do Sul, anunciou que o racionamento de água está sendo ampliado a partir de hoje (17). Dentro de casa, o desperdício deste recurso natural é notório, especialmente na lavagem de roupas, calçadas, áreas e carros, e o SAAE agora implantará o corte de abastecimento das 6h00m as 18h00 e por tempo indeterminado.
 
Segundo Adercio Rodrigues, superintendente do SAAE, o racionamento irá atingir várias regiões da cidade, incluindo o centro e avisou que quem desrespeitar o racionamento com uso abusivo da água serão notificados e multados pelos fiscais. Na primeira etapa do racionamento, o horário estabelecido era das 13h00m as 17h00m e não atingiu a meta da empresa e a saída foi adotar o corte no fornecimento ao invés da baixa da pressão na rede de água.

Existem atualmente 13.523 ligações de água para uma população superior a 30 mil habitantes cujo consumo normal é de 9,5 milhões de litros por dia, e com o racionamento implantado apenas 4,5 milhões e meio deverão ser disponibilizados para o consumo.

O SAAE lembra que nas 12 horas de racionamento será cortado o abastecimento que só será restabelecido a partir das 18h00m e alerta para os consumidores controlar o uso da água nas caixas residenciais.

Rodrigues disse que foram perfurados quatro poços semi profundos que estão jogando a água na represa para reforçar o armazenamento do SAAE para enfrentar o racionamento. Outros sete poços distribuídos por diversos bairros estão auxiliando o abastecimento principalmente na periferia da cidade.

A represa que abastece a cidade está com doze por cento da sua capacidade de armazenamento.