25/07/2014 07h00 - Atualizado em 25/07/2014 07h00

Racionamento / Superintende diz que não faltou planejamento

SAAE investirá na perfuração de poços

Ao comentar os motivos que levaram o SAAE – Ambiental implantar o racionamento de água em oito regiões que são abastecidas pelas represas municipais, Adercio Rodrigues afirmou que nos últimos nove anos, foram feitos investimentos importantes como a perfuração de sete poços e a implantação de uma Lei Municipal que obriga os novos loteamentos a se responsabilizar pelo abastecimento, perfurando um poço artesiano para atender a sua própria demanda.

Recursos destinados por Edinho Araújo.

O SAAE – Ambiental também afirmou que os projetos de construção de três novos poços nos Bairros Beira, Vila Mariana e São Francisco foram entregues dentro do prazo na Funasa e que a prefeitura não foi chamada para a assinatura do convenio. Adercio disse que o Plano de Trabalho foi aprovado em junho. Ele não acredita que os recursos que o Deputado Federal Edinho Araújo conseguiu na Fundação Nacional de Saúde sejam utilizados em 2014, devido ao período eleitoral, que não permite assinatura de novos convênios.

Poço na Beira Rio.

Sobre a existência de um poço na Praça da Cohab Beira Rio, o superintendente também informou que não tem como usar aquele poço que na época de sua perfuração não deu água suficiente. O Poço está “encamisado” até a rocha, e segundo engenheiros do SAAE na época da construção, seria necessário dar seqüência na perfuração para captar água a 300 metros de profundidade para captar água naquele local. Adercio disse que é mais viável financeiramente construir um novo poço.

Planejamento

Para Adercio Rodrigues no futuro a cidade será abastecida na sua totalidade por Poços que serão poderão evitar situações como essa de 2014, que há 30 anos não tinha uma estiagem como deste ano. Adercio disse que: a média histórica é de 1.600 mm de chuva, em 2013 choveu 950 mm e até gora apenas 360 mm.

Quanto a construção de reservatório, no momento o responsável pelo SAAE afirma que o sistema de reservação de água atual é de 4,5 milhões de litros para um consumo médio diário de 9,5 milhões.

3ª Represa

O projeto que foi idealizado nos anos de 2007/2008 e que não foi concretizado nos governos subseqüente não evitaria o racionamento de hoje. Essa é a conclusão que se chegou a administração do SAAE para não dar seqüência a idéia. Segundo Adercio, não faz sentido você construir uma terceira represa na mesma nascente, que vem perdendo sua capacidade de produção de água, ano a ano. Hoje ela também estaria com níveis abaixo do necessário, disse o superintende. Apesar da volta das chuvas o racionamento ainda está vigente das 13h00m as 17h00m.