26/11/2023 10h52 - Atualizado em 26/11/2023 10h55

Reformas da DDM e Cadeia Pública de Santa Fé do Sul estão sendo finalizadas

Santa Fé do Sul passará abrigar presas da cadeia da cidade de Nhandeara que passará por reformas. Entrevista com o Delegado Seccional Dr. Charles.

Nos próximos dias deverão ser entregue as obras de reformas e ampliação da CPJ – Central de Polícia Judiciária de Santa Fé que incluiu a DDM – Delegacia de Defesa da Mulher e a Cadeia do Município, que se tornará Cadeia Feminina – Temporária. A modernização dos locais, de acordo com o Governo de São Paulo tem por objetivo facilitar o acesso da população a registros de ocorrências e o compartilhamento de informações para a polícia.

O site informamais entrevista o Delegado Seccional da Polícia Civil de Jales, Charles Winston de Oliveira que adiantou que na próxima semana poderá entrar em funcionamento com as expressivas melhorias.

Informamais: Dr. Charles como estão as obras em Santa Fé do Sul?

Dr. Charles: A reforma da cadeia pública que recebeu assentamento de pisos no setor administrativo da carceragem, recuperação da parte hidráulica e elétrica, pintura das celas está já está sendo concluída, e esperamos recebe-la oficialmente da empresa responsável na próxima semana. A CPJ também recebeu um pátio com cobertura para viaturas.

Informamais: Como será o funcionamento da nova na cadeia, e se é oficial que ela passará a abrigar presas femininas?

Dr. Charles: ACadeia de Santa Fé do Sul tem capacidade para abrigar 48 presos e de acordo com a direção do Deinter 5 – Departamento de Polícia Judiciária do Interior, Região de São José do Rio Preto passará a abrigar as presas da cadeia feminina de Nhandeara que entrará em reforma, ou seja com as novas medidas da administração superior da Polícia Civil da região de São José do Rio Preto, os presos masculino temporários, aqueles que após detidos aguardam audiência de custódia, estes estão sendo levados para a cadeia pública de Catanduva e as presas feminina da área da seccional de Votuporanga, ou seja de Nhandeara, virão para Santa Fé do Sul até a conclusão do Projeto de Reforma e Ampliação da cadeia daquela cidade. As presas de Nhandeara serão absorvidas em Santa Fé do Sul, são em média 15 no total, quer permanecem em caráter temporário, e em seguida é feita a movimentação para o sistema penitenciário feminino.

Informamais: Por quanto tempo Santa Fé do Sul deverá abrigar as presas da unidade de Nhandeara?

Dr. Charles: A obra de Nhandeara ainda depende de inclusão dos recursos no orçamento do Governo de São Paulo e só poderemos prever o prazo após o início das obras.

Informamais: Para onde os presos masculinos estão sendo levados para aguardar as decisões judiciais?

Dr. Charles: Enquanto aguardam a conclusão das investigações pelas autoridades policiais, e a manifestação do Judiciário (audiências de custódias), são levados para a cadeia de Catanduva os presos masculinos da Região do Deinter 5 quando recebem sentenças judiciais, cumprem penas em Riolândia e Paulo de Faria e dependendo da natureza da condenação também são transferidos para outros presídios no interior paulista, especialmente nas regiões de Araçatuba e Presidente Pudente. Os investigados (as) e presos em caráter temporário ficarão ainda na jurisdição da Seccional de Jales até a conclusão do inquérito pela autoridade Policial, para esclarecimento do crime.

Informamais: Outra obra em fase final é das novas instalações da DDM – Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Fé do Sul, elas também estão sendo finalizadas?

Dr. Charles: A obra está na fase final de conclusão, e atualmente acontece a instalação do mobiliário que oferecerá um ambiente melhor para o desempenho das funções dos policiais daquela unidade de segurança pública e também um ambiente com mais dignidade de atendimento da população. Os investimentos do Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública são da ordem de aproximadamente R$2,5 milhões. O prédio agora aguarda o laudo do AVCB pelo Corpo de Bombeiros e tão logo seja concluído a Secretaria de Segurança Pública irá realizar a entrega oficial da nova DDM de Santa Fé do Sul e consequentemente sua inauguração que será agendado pelos superiores do Governo de São Paulo.

Dr. Charles disse ao site informamais que manteve contato com o Prefeito de Santa Fé do Sul Evandro Mura e projetou para a próxima semana a finalização completa das obras e que poderá eventualmente receber os funcionários da CPJ de Santa Fé do Sul e também manifestou que vive a expectativa da recomposição do efetivo da Polícia Civil para continuar cumprindo com seu papel perante a sociedade sempre em busca do combate a criminalidade, que está em andamento os concursos para novos integrantes da Polícia Civil Paulista, como de Delegados, Escrivães e Investigadores.