16/03/2020 06h57 - Atualizado em 16/03/2020 07h00

Resultados de exames em suspeitos com COVID 19 em Santa Fé do Sul ainda não foram divulgados

Decreto estadual estabelece que aulas serão paralisadas por tempo indeterminado a partir do dia 23. De 16 a 20 a suspensão será gradativa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul divulgou uma nota de esclarecimentos sobre os resultados aguardados dos exames enviados para o Instituto “Adolfo Lutz”, responsável pelos exames laboratoriais de suspeito de coronavírus (COVID19) e que apesar de já superar as 72 horas para ter a confirmação ou descarte da doença ainda não foram divulgados.

Em contato direto com o “Adolfo Lutz”, informou que devido ao aumento de suspeitos de casos no Brasil há um atraso na entrega dos resultados dos exames e que no site do Laboratório os exames dos pacientes constam em análise.

Três (3) Casos suspeitos

A Secretaria da Saúde de Santa Fé do Sul confirmou na que na quinta-feira (12) a terceira paciente está em investigação e está sob suspeita de estar com o COVID 19. Trata-se de uma mulher de 69 anos, que viajou para a Argentina e Paraguai e é acometida de comorbidade. Ela apresentou sintomas de resfriados e procurou o hospital para atendimento, ela foi atendida e encontra-se em isolamento domiciliar.

Os demais casos, um jovem e outra mulher, aguardam os resultados dos exames, continuam em isolamento doméstico.

Aulas na rede municipal

O Secretário municipal de Educação da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Carlos Rogério Garcia, comunicou a suspensão gradativa das aulas nas Escolas Municipais a partir do dia 16 de março, conforme orientação do Governo do Estado de São Paulo. A partir do dia 23, as aulas serão interrompidas por tempo indeterminado. A medida atende ao decreto do Governo do Estado de São Paulo. A Medida também está adodada nas cidades da Comarca de Santa Fé do Sul, de acordo com a assessoria dos Prefeitos.

UNIFUNEC

A direção do Cetro Universitário Unifunec também comunica que estão suspensas temporariamente as aulas a partir desta segunda feira (16), as atividades presenciais em sala de aula serão retomadas assim que o quadro atual em relação a Covid 19 se normalizar e cada Coordenador de Curso manterá seus alunos informados através da central do aluno. Cerca de três mil alunos estão matriculados no Unifunec.

Decreto Estadual

Os municípios de São Paulo estão aderindo ao decreto estadual e aulas serão paralisadas 100% a partir do dia 23. Até o dia 20 o fechamento será gradativo.

Medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19 foram adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo e publicadas no decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020, no Diário Oficial do Estado. Considerando a existência de pandemia do novo coronavírus e as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria da Educação suspende gradualmente as aulas nas escolas da rede estadual de ensino, inclusive nas unidades do Centro Paula Souza, no período de 16 a 20 de março de 2020.  A partir do dia 23 de março, as aulas estão suspensas por tempo indeterminado.

Haverá aula nas escolas de 16 a 20 de março?
A partir de segunda-feira (16) até a sexta-feira (20) as escolas continuarão funcionando normalmente – com todos os diretores, professores e funcionários –, com atividades de orientação para alunos e responsáveis que desejarem participar. A merenda será servida normalmente e o transporte escolar será mantido. Serão desenvolvidas atividades escolares para os alunos que comparecerem às escolas. Durante o período de suspensão gradual (de 16 a 20 de março) não será computada a falta do aluno.

A suspensão é gradual para que as famílias possam se organizar até a suspensão total das aulas, que ocorrerá a partir de 23 de março, por tempo indeterminado. A Secretaria de Estado da Saúde alerta para que os estudantes não sejam deixados com pessoas idosas.

A partir de 23 de março, as atividades nas escolas estarão totalmente suspensas até que ocorra uma nova determinação, sempre baseada em orientações da Secretaria de Estado da Saúde.