10/09/2023 08h01 - Atualizado em 10/09/2023 08h01

Revista Vitrine, Edição do mês de agosto destaca os 35 anos do Colégio CECAFE de Santa Fé do Sul

Conheça a história da Professora/Pedagoga Maria Alice Basso que deu os primeiros passos para formalizar uma escola de sucesso e credibilidade.

A 39ª Edição da Revista Vitrine destacou no mês de agosto a trajetódia da Professora Maria Alice Basso que idealizou a Escola Caminho Feliz, hoje CECAFE que completou 35 anos.

Filha da terra, há 35 anos, Maria Alice Basso escolheu Santa Fé do Sul para iniciar um caminho feliz chamado CECAFE. Educação de qualidade e pioneirismo ajudam a explicar a trajetória de uma proposta inovadora de ensino. Maria Alice transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado educacional, conseguindo se posicionar de igual para igual com as principais instituições desse segmento na região.

Há mais de três décadas, o Centro de Ensino Caminho Feliz aposta em reunir talentos e formar líderes atuantes na sociedade. O foco está em construir pontes que fortaleçam a relação entre família e escola. A proposta pedagógica do colégio é composta por ações que promovem humanismo e inovação, possibilitando uma educação alicerçada em princípios e valores. 

COMO TUDO COMEÇOU

Era uma noite quente de outubro, em 1987, um grupo de pais de Santa Fé do Sul se reuniu para ouvir as ideias de uma educadora que, naquela época, vivenciava de perto a revolução no ensino gerada na capital do país.  Maria Alice morava com marido e dois filhos e trabalhava em Brasília e trouxe de lá conceitos inovadores. Foi dado ali o primeiro passo para implementação do CECAFE, em 1988. Juntos eles fizeram história.

A escola nasceu com o nome de Club Escola Caminho Feliz - CECAFE. Localizada na rua 07, atrás da praça da Matriz, a escola surgiu de um desejo, uma idealização, de um momento sublime e apaixonado. Era o sonho se processando.

O êxito obtido fez com que a comunidade levasse o CECAFE a um novo passo decisivo na sua história: a criação de novas turmas no ano seguinte da fundação. Em 1989, a escola passou a receber alunos das séries que hoje correspondem ao Ensino Fundamental. Em 1996, as turmas do Ensino Médio foram criadas.

O CECAFE, nascido com a vocação para o sucesso, ao trilhar o caminho do ensino sério e eficiente, estrutura a escolaridade de seus alunos para tornar possível uma educação plural, humanizada e inclusiva.

A EVOLUÇÃO COMO TRADIÇÃO NO ENSINO

Não foram poucas as ações inéditas que o CECAFE realizou na educação regional. Em uma trajetória de inovação, a escola sempre buscou parceiros que promovessem constantemente a evolução no ensino. Por isso, encontrou em sistemas de ensino, como o COC e a Conexia, importantes aliados na missão de estar sempre à frente do seu tempo.

Entre as principais ações pioneiras da escola na região, destacam-se a criação do primeiro laboratório de informática, oferta do curso de Robótica, e – a mais recente delas – a instalação de lousas digitais interativas, em salas de aula. Além disso, o CECAFE também inovou ao ser a primeira escola oferecer cursos de Espanhol e Libras, dentro da grade curricular. Também são oferecidos aos alunos cursos extracurriculares de arte, dança, música e esporte, sem custo, para os alunos.

De passeio ciclístico a desfiles juninos, a escola também trouxe novos eventos culturais e científico que envolveram toda a comunidade. A festa junina do CECAFE reúne atualmente mais de 2.000 pessoas, além da Feira de Ciências ExpoECO, que somente neste ano pretende reunir mais de 500 alunos da região em um evento que respira ciência, artes e tecnologia.

Outro evento que desponta entre os principais nos calendários de escolas em várias cidades da região é a competição esportiva InterCOC, que reúne atletas de 5 a 10 escolas diferentes.

CRESCENDO COM A FAMÍLIA CECAFE

O Colégio CECAFE já formou gerações que trazem no DNA princípios e valores importantes para a construção de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade em que vivem.

A convivência diária, que por muitos dura uma vida escolar inteira, carrega consigo memórias que ficarão guardadas para sempre. Para que o crescimento seja integral e efetivo, a escola busca oferecer uma educação moderna, atuante, geradora de conhecimento que transforma, catalisa anseios, valores e necessidades da sociedade.

Foi em consonância com este conceito de escola, que o CECAFE, há mais de três décadas, se especializou em acolher famílias que, de geração em geração, vivem um grande desafio: compatibilizar a educação dos filhos, dispensando-lhes o tempo que uma boa formação requer, com a rotina do mercado de trabalho, exercendo com liderança as tarefas mais exigentes. É a escola assumindo funções junto à família que, por fatores conjunturais, não tem mais condições de desempenhá-las sozinha.

Expressa-se, nesse contexto, a principal marca do colégio: ser uma escola família.

EQUIPE EM BUSCA DE UM IDEAL

São 35 anos de comprometimento com a educação. Professores, colaboradores e corpo diretivo trabalham em sinergia para oferecer ações eficazes e transformadoras. Para que uma boa equipe seja formada, os integrantes precisam estar alinhados. Cada função desempenhada faz muita diferença e, por meio de ações de qualificação e integração, o CECAFE promove um ambiente favorável ao desenvolvimento.  Os colaboradores da escola muitas vezes se confundem com membros da família dos alunos. A relação, balizada na empatia e respeito mútuo, reafirma o compromisso com a formação completa dos estudantes.

EMPREENDEDORISMO DE MÃE PARA FILHA

Maria Alice sempre foi uma guerreira. Desde pequena já fazia um esforço para ganhar seu próprio dinheiro e ainda criança “trabalhou” vendendo frutas na escola que estudava. Com 14 anos, a filha, Fernanda, já se envolvia em atividades pedagógicas com os alunos da educação infantil. Depois de formada em Pedagogia, foi coordenadora pedagógica e atualmente é a diretora pedagógica da escola.

À frente da gestão pedagógica, a diretora Fernanda se destaca pelo comprometimento decisivo para o sucesso da Instituição, promovendo uma educação inovadora que tem a família como pilar.

O vínculo entre mãe e filha e o estímulo ao exercício da autenticidade entre elas – e nos negócios da família – demonstram que a tradição e a boa gestão são alicerces para um empreendimento de sucesso. A relação parental no comando da empresa, gera uma atmosfera familiar que contribui para a criação de um ambiente de aprendizagem saudável.

MARIA ALICE: O NOME DA EDUCAÇÃO EM SANTA FÉ DO SUL

Profissionais de referência são aqueles que se dedicam e são reconhecidos por executar as atividades com excelência. É o famoso profissional acima da média, que se destaca por conta do seu empenho e paixão pelo que faz.

Uma das mais poderosas mulheres do setor da educação regional, Maria Alice Moreira Basso, nasceu em Santa Fé do Sul (SP), no dia 05 de janeiro de 1957. É uma empresária brasileira que comanda uma das maiores instituições de ensino do noroeste paulista, além de outras atividades ligadas à Educação.

Quando criou o CECAFE, a escola oferecia apenas turmas de Educação Infantil. Com empenho e muito trabalho, Maria Alice transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado regional, conseguindo se posicionar de igual para igual com as principais instituições desse segmento, em cidades como Jales, Fernandópolis e São José do Rio Preto.

Há 35 anos à frente do grupo, a história de Maria Alice é um exemplo para todos os empreendedores que buscam sucesso em seus respectivos segmentos e pode nos ensinar muito sobre o universo do Empreendedorismo e como desenvolver uma liderança realmente eficiente e eficaz, balizada pela paixão e comprometimento.

A educadora concedeu uma entrevista para a nossa reportagem, convidamos a você leitor, a nos acompanhar nesta leitura e conhecer um pouco mais sobre a história desta poderosa mulher, que tem muito a ensinar a todos nós.

Vitrine – Como a Educação despertou o seu interesse?

Maria Alice – A educação entrou na minha vida de forma circunstancial, desde criança eu adorava estudar dando aulas. Lembro que espetava laranjas em pedaços de madeira e fazia delas minha turma e dos muros minhas lousas. Eu estudava brincando, entende? O tempo passou e eu me tornei aluna de Psicologia, na PUC de Goiânia, depois disso fui para São Paulo, estudar Pedagogia. Comecei a dar aulas e me apaixonei pela profissão.

Vitrine – Como nasceu o desejo de fundar uma escola em Santa Fé do Sul?

Maria Alice - Tudo começou quando eu morava em Brasília e era coordenadora pedagógica em uma das mais requisitadas escolas de lá. A capital vivia um momento de revolução no ensino e isso ardia meu coração. Meu sonho era trazer para a comunidade da minha terra natal o que estávamos vivendo lá.

Vitrine – Como foi o início de tudo?

Maria Alice – Como acontece com todos os filhos de Santa Fé que voltam para a terra natal, o cenário foi bem desafiador. A decisão veio depois de uma conversa com o pai dos meus filhos que me encorajou e me deu todo o apoio para fundarmos juntos a instituição. A Fernanda tinha 4 anos e o Márcio 2, e a qualidade de vida para meus filhos pesou bastante. Concordamos em vir “espiar a terra”, nessa ocasião nos reunimos com um grupo de pais e depois desse encontro tivemos a certeza de que precisávamos para abrirmos a escola. Voltamos para Brasília, mas já alugamos uma casa e, no ano seguinte, fundamos uma escola de educação infantil.

Vitrine - Poque o foco inicial foi na Educação Infantil?

Naquele tempo, nossa cultura local era de uma educação infantil como um local de recreação e não com foco na aprendizagem efetiva. Foi então que eu mostrei a experiência da cidade grande, apresentei a importância de focar em ações construtivas já na primeira idade e deu certo. Salvo engano, todos os pais que conheceram o projeto na primeira reunião que fizemos matricularam seus filhos na escola.

Vitrine – Foi difícil mudar a cultura educacional em uma cidade conservadora, na época?

Sozinho ninguém vai para lugar algum, sou muito grata por ter conseguido formar uma equipe engajada e sonhadora, como eu. Nós batíamos no peito para defender nossos ideais, sabe? E aos poucos fomos quebrando as barreiras que existiam e conseguimos, passo a passo, implementar um novo jeito de fazer educação. Não foi fácil, recebíamos duras críticas, até mesmo de políticos e formadores de opinião da cidade. Com o tempo, ganhamos o respeito de todos e mostramos que educação se faz com sensibilidade e humanidade.

Vitrine – De lá para cá, o CECAFE acumula muitas conquistas e inovações, como a senhora avalia essa trajetória?

É, de fato, um caminho feliz. É reconfortante constatarmos hoje que, ao longo dessa caminhada, colhemos muitas vitórias. Elas nos indicam que estamos no caminho certo. E nós só conseguimos ter essa certeza porque andamos alicerçados no amor e na esperança de formarmos seres humanos conscientes e respeitosos, acima de tudo. 

Vitrine – Qual o legado que deseja deixar para todos?

O legado que quero deixar é o da perseverança e de fé em um caminho feliz, repleto de respeito e amor ao próximo. Devemos acreditar no ser humano, encarar os desafios e transformar o futuro. Dedico esses 35 anos à Santa Fé do Sul e todas as família que acreditaram e acreditam no meu projeto de educação para seus filhos. O valor está na confiança e isso não tem preço, repito, tem valor.

LINHA DO TEMPO

1988 – Inauguração do Club Escola Caminho Feliz

1989 – Abertura das Salas do Ensino Fundamental, no prédio onde hoje funciona o curso de Direito da Unifunec

1990 – Mudança da Educação Infantil para a rua 15

1992 – Aquisição do terreno onde hoje funciona a escola

1994 – Inauguração da nova sede da escola, reunindo todos os segmentos, na Avenida Mariano Vicente Filho

1995 – O CECAFE se torna a primeira escola na cidade a oferecer a disciplina de Espanhol

1996 – Parceria com o Sistema de Ensino Pueri Domus

1998 – Parceira com o Sistema COC de Ensino

1999 – Criação do primeiro laboratório de informática na região

2002 – O CECAFE se torna a primeira escola na cidade a oferecer a disciplina de Espanhol

2003 – 1º Lugar no Concurso de Desenhos da TV TEM

2006 – Instalação da piscina para recreação e atividades esportivas

2007 – Cobertura da quadra poliesportiva

2008 - Parceira com o Sistema SER, da Abril Educação

2009 – Intercâmbio de alunos para os Estados Unidos

2011 – Eleição do primeiro deputado jovem paulista da região

2012 – O Cecafe recebe o prêmio de Excelência na Educação, entregue pelo Ministério da Educação

2015 – Primeira projeto de reforma geral e modernização das instalações

2016 – Retomada da parceria com o Sistema COC de Ensino

2017 – Lançamento do projeto 30 Anos, com a construção de um novo pavimento no bloco A, vestiários, restaurante, asfalto no estacionamento, dentre muitas outras melhorias.

2018 – O Cecafe recebe o título de Escola Premium COC, entrando no ranking das 30 melhores escola parceiras do sistema de ensino em todo o país

          – O CECAFE se torna a primeira escola na cidade a oferecer a disciplina de Robótica

2019 – O CECAFE é escolhido para protagonizar a campanha nacional do COC, pela aprovação nos vestibulares

2020 – 1º lugar no Concurso de Documentários Se Liga Aí, promovido pela TV Tem

2021 – Instalação de Lousas Digitais Interativas em todas as salas do Ensino Médio e Ensino Fundamental II

2022 – Parceria com a Conexia – Plataforma AZ de Ensino Digital no Ensino Médio

2023 – Projeto 35 anos, envolvendo todos os eventos e ações realizadas pelo colégio