08/09/2022 16h36 - Atualizado em 08/09/2022 16h36

SENAR e Sindicato Rural oferecem cursos gratuitos para Santa Fé do Sul e Região.

Parcerias atendem interessados em várias áreas.

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, O Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e Região em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana da Ponte Pensa iniciaram hoje (08) o curso de sangria de seringueira.

O curso vai instruir 15 trabalhadores maiores de 18 anos e vai acontecer até o dia 10 de setembro.

Na abertura do Curso, estiveram presentes o Prefeito Vagner Hernandes, o Coordenador do Senar do Sindicato Rural Emersom Ronaldo Assi, e autoridades.

O curso está sendo ministrado pelo instrutor do Senar Newton Fabio Teixeira.

O Prefeito Vaguininho destacou que “dar oportunidade de um novo aprendizado para os trabalhadores rurais é uma forma da aumentar a renda e melhorar a produção agrícola. Nosso muito obrigado ao SENAR e ao Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e região”.

Emerson Ronaldo Assi, Coordenador do Senar informou que durante o Curso, serão oferecidas informações teóricas e os alunos também praticarão técnicas apropriadas para extrair o látex, que é usado na produção de borracha natural.

“O SENAR oferece essa oportunidade para as pessoas que precisam do emprego imediato. O setor produtivo está em plena expansão aumentando suas plantações, oferecendo uma boa demanda de postos de trabalho, e o curso tem como objetivo ensinar as técnicas apropriadas para a mão de obra especializada”, disse Emersom que mais uma vez agradeceu a parceria da Prefeitura de Santana da Ponte Pensa.

 

Bordado em Santa Rita d’Oeste.

Também foi concluído mais um curso no município de Santa Rita d’Oeste: Bordado. E foi ministrado pela instrutora Avelina Marçal.

A realização do Curso também contou com a parceria do CRAS de Santa Rita d’Oeste.

O Prefeito Osmar Sampaio participou do encerramento do curso e agradeceu o SENAR e o empenho das “bordadeiras”. Essas iniciativas do SENAR são imprescindíveis para que as pessoas tenham oportunidade de melhorar sua renda familiar e por isso sempre estaremos buscando parcerias para beneficiar nossa população”.

Jovem Agricultor do Futuro – Renascer Santa Fé do Sul

Em Santa Fé do Sul o Programa “Jovem Agricultor do Futuro” segue com a formação de mais uma turma com os instrutores Deocarlina e Periques.

O local recebe alunos no contraturno escolar e aprendem todas as fases da produção hortaliças, desde a fase de preparação da terra até a colheita.

O programa Jovem Agricultor do Futuro, é um curso criado pelo Senar para a formação de jovens de 14 a 17 anos incompletos e dura nove meses, com quatro horas diárias de aulas pedagógicas e práticas. O Programa acontece na sede do Projeto Renascer e tem a parceria entre a Prefeitura, Sindicato Rural e o Senar.

Emerson Ronaldo Assi, Coordenador do Senar para a Região de Santa Fé do Sul disse que desde sua criação, já foram formadas 15 turmas e um total de 1.500 alunos dos municípios de Santa Fé, Rubinéia, Santa Clara d’Oeste, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa e Nova Canaã Paulista.

“Esse programa dá oportunidade para os jovens de estar buscando novos aprendizados, conhecimentos e se preparando para a vida profissional e para o mercado de trabalho”, destacou Emerson.

O SENAR atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.