31/03/2021 14h08 - Atualizado em 31/03/2021 14h08

Saldo de empregos em Santa Fé do Sul se mantém positivo em 2021

Mês de fevereiro houve queda de contratações com carteira assinada.

O saldo na relação de contratos de trabalho e demissões no mês de fevereiro ficou negativo em Santa Fé do Sul, de acordo com o levantamento publicado pelo Novo Caged da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e Ministério da Economia.

O total de contratações (293), não superou o de demissões (312), restando um saldo de -19.

No mês de janeiro o resultado foi positivo com 336 contratos com carteira assinada e 254 demissões no período, ficando com saldo de 82 vagas a mais.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano de 2021, as contratações ainda são maiores que o total de demissões. Foram 629 postos de trabalho criados com carteira assinada no município e 566 desligamentos, restando então um saldo de 63 empregos criados a mais, relação as demissões.

Setores/fevereiro

A Indústria foi que mais demitiu no mês passado (97) e superou o total de novos contratados (57); saldo -40.

O Comércio produziu maior oferta de empregos com carteira assinada, foram 116 novos postos de trabalho e um total de desligamento de 92; saldo +24.

O Agro também ficou negativo, e não contratou nenhum trabalhador com carteira assinada e fechou 03 vagas.

O setor de Serviços zerou o saldo. Contratou 118, mas dispensou a mesma quantidade de trabalhadores.

O mesmo cenário ficou na Construção Civil que também abriu 02 postos de trabalho e fechou 02.

Caged

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.