29/10/2021 11h14 - Atualizado em 29/10/2021 11h14

Santa Casa inaugura "Mural da Transparência", e apresenta balanço com superávit financeiro

As receitas superaram as despesas no período de junho a agosto, em R$358,4 mil, mas dividas acumuladas de anos anteriores é de quase R$7,5 milhões.

A Administração e a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia com o objetivo de otimizar a prestação de contas da instituição a todos os públicos, inaugurou o “Mural da Transparência”. Instalado na recepção central da instituição, o painel terá fixado os relatórios financeiros referentes a prestação de contas, segundo o Hospital, o demonstrativo é de forma clara e simples para acesso e fácil entendimento de todos.

O primeiro balancete fixado no local é referente ao trimestre de junho a agosto de 2021, cujo os números apresentados demonstram um superávit financeiro, onde a instituição arrecadação mais do que gastou, excetuando as dívidas existentes com produtividade médica, fornecedores e prestadores de serviços.

De acordo com o balancete que também foi enviado a redação do informamais, no trimestre citado, foram arrecadados R$6.446.674,02, um faturamento médio/mensal de R$2.148.891,41. A media despesas/mensal contraídas neste período foram de R$2.029.402,00, totalizando R$6.088.206,41. Com isso a contabilidade fechou com um superávit de R$358.467,83.

De julho a agosto, o hospital acumulou despesas não pagas de 200.080,67 (fornecedores, prestadores de serviços e produtividade médica). O Hospital informa que a atual dívida soma R$7.495.169,87, acumulado de anos anteriores, e que no último trimestre apresentou uma leve queda, com quitação de alguns compromissos atrasados.

Receitas principais

A receitas durante o trimestre se referem a: Consagra (R$385.302,00), Convênios Governamentais (R$458.313,00), Convênios Particulares (R$1.137.796,80), Emendas Parlamentares (R$875.000,00), Prestação de Serviços (R$59.425,00), Repasses de Prefeituras da Comarca (R$774.721,08) e SUS/Teto Mac (R$2.454.249,72).

Principais despesas

Folha de Pagamento (R$2.008.857,10), Prestação de Serviços Médicos (R$1.547.420,40), Medicamentos (R$847.877,93), Prestação de Serviços Terceirizados (R$452.105,80), Material Hospitalar (R$303.182,79), Gêneros Alimentícios (R$168.564,16), Compromissos bancários/parcelas (R$193.502,89), Gases Medicinais (R$148.684,62), Prestação de Serviços Diagnósticos (R$292.515,06), etc.