04/03/2017 18h31 - Atualizado em 04/03/2017 18h31

Santa Clara D'Oeste/ Inaugurada Comunidade Terapêutica "Salto Para a Vida" para dependentes químicos

Local terá capacidade para 60 pacientes em regime de internato.

Foi inaugurado na manhã deste sábado (4), a quarta unidade da Comunidade Terapêutica “Salto para a Vida”, localizada no município de Santa Clara D’Oeste, na estrada 17, Estância Itapuã, no Córrego do Contra.

Trata-se de um centro de reabilitação de dependentes químicos onde em uma área de cerca deum alqueire de terra foram feitos investimentos R$600 mil com a construção de dez leitos para abrigar seis pessoas em cada quarto, conta com salas de enfermagem, de atendimento psicológico, escritório, sala de vídeo, cozinha, refeitório, academia, piscina e um campo de futebol. O local terá capacidade para abrigar 60 pessoas, que permanecem em tratamento de quatro a seis meses. Em seguida também é feito um acompanhamento pelos profissionais, após o período de internação.

Um dos diretores da Comunidade Terapêutica, Luiz Fernando Caminha também disse que a equipe técnica é composta por um médico clinico geral, psiquiatra, psicólogos, enfermeira Padrão, auxiliar de enfermagem e assistente social. Não investimentos publicos e a manutenção do tratamento é bancado pelos familiares dos pacientes e deverá ser em torno de um salário minimo mensal. 15% da capacidade de atendimento poderá ser destinado a pacientes de familias de baixa renda, sem cobrança de mensalidade, isto, após realização de triagem das condições financeiras da família.

Os pacientes são tratados em regime de internato e, é dedicado um tratamento especializado com profissionais com vasta experiência no tratamento de dependentes químico e altamente qualificados na prestação de serviços psicológicos e psiquiátrico. O local atenderá apenas pacientes do sexo masculino.

Segundo Luiz Fernando, a “Salto para a Vida” nasceu há oito anos na cidade de Cabreúva, que está localizada ha 40 quilômetros de São Paulo, capital e, já possui outras duas unidades: em Salto e Capivari. Bruno Santa e a Sra. Luzia fazem parte da empresa que mantém as unidades.

Os empresários da MSA Centro de Reabilitação Ltda. escolheram a região de Santa Fé do Sul após realizarem uma pesquisa e constatarem que a região tem carência neste tipo de prestação de serviços em regime de internato. Luiz Fernando também disse que há cinco anos começou um trabalho em Santa Fé do Sul junto ao CRADAD, que é mantido pela prefeitura de Santa Fé a convite da ex vice-prefeita Elena Rosa, assistente social que coordenava os trabalhos daquela unidade. “A demanda aqui na região é muito grande, e falta unidades deste tipo de tratamento que que possibilita o paciente a ficar mais perto da família, por isso escolhemos essa região para nossa quarta unidade de atendimento”, disse o diretor.

Os diretores afirmaram que o objetivo é salvar vidas e que apesar de ser uma empresa privada, também serão reservadas vagas para famílias de baixa renda.
Compareceram a inauguração o prefeito Ademir Maschio de Santa Fé do Sul, o vice Alcir Zaina, Wair Jacinto Zapelão de Santa Clara D’Oeste, o ex-prefeito Toninho Favaleça, o presidente da Câmara Marcelo Favaleça, e o vereador Renato Ferraz. Vagner Hernandes, ex-vereador de Santana da Ponte Pensa representou o deputado Itamar Borges, além de convidados e a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O Pastor da Igreja Batista de Santa Fé do Sul, Eliezer Almeida fez a benção inaugural do local.