27/07/2023 13h58 - Atualizado em 27/07/2023 14h02

Santa Fé do Sul / Uma luta de 20 anos - Produtores Rurais do "Banco da Terra" recebem escrituras

Áreas foram adquiridas em 2002 para incentivar pequenos produtores rurais.

Desde 2014 os integrantes da Associação de Produtores Rural do Alto Bacuri e dos Pequenos Produtores Rurais da Estrada 7 lutavam pela individualização das áreas das duas glebas instituídas em 2002, durante o mandato do Prefeito Itamar Borges, e um último capítulo terminou nesta semana quando as 26 famílias detentores das áreas no Bairro “Alto Bacuri”, assinaram a documentação e receberam as escrituras das respectivas áreas, utilizadas para a agricultura familiar.

Em um dos encontros em fevereiro de 2014, o deputado estadual Itamar Borges esteve na sede da Fundação Itesp, para uma reunião com o então diretor executivo da instituição, Marco Pilla. No encontro, foi apresentada uma reivindicação das Associações de Santa Fé do Sul, que pedia o recálculo de juros e bônus de adimplência para o pagamento de parcelas do crédito fundiário.

A reivindicação foi discutida em outra reunião no mesmo dia, com a presença de Adaulto Lopes, presidente do Sindicato Rural de Santa Fé do Sul. Naquela reunião foi decidido que técnicos do Instituto faria reuniões com as associações, com os beneficiários do crédito fundiário e com a agência do Banco do Brasil no município para atender ao pedido.

A maior dificuldade estava na expedição de escrituras dos imóveis. Alguns proprietários chegaram a estar inadimplentes e enquanto isso os que tinham a situação financeira regularizada não conseguiam dar entrada na escritura de suas áreas.

Os juros altos, exigidos pelo ITESP também tem dificultaram as negociações. Até 2014 alguns proprietários pagavam por ano R$3.100,00 e com o recalculo baixou para R$1.750,00.

O Informamais esteve na cidade de Três Fronteiras, no Cartório de Registro acompanhando alguns representantes da Associação do Alto Bacuri; Dorival Garuti, Marivaldo, Lourival e Lafayete que estavam sendo atendidos pela Oficial e Tabeliã Marcela Agustino Finotti e também pelo oficial Picolin.

Os produtores rurais demostravam toda a alegria com a conquista das escrituras e que a partir de agora podem ampliar os investimentos na agricultura familiar nas áreas que foram compradas há 20 anos, através do programa do ITESP e também agradeceram o empenho do Deputado Itamar Borges, do ex-prefeito Ademir Maschio, da atual administração Mura e Benitez, da Câmara de Vereadores de Santa Fé e do Sindicato Rural através do já falecido Dr. Adaulto Luiz Lopes, do atual Luis Bermal e do Coordenador do Senar Emerson Ronaldo Assi e da Secretaria de Agricultura de Santa Fé do Sul, através do Secretário Ortencio Ramos.

Técnicos da CATI – da Secretaria Estadual de Agricultura também acompanharam e auxiliaram os integrantes do Banco da Terra durante anos der luta para efetivação a aquisição das escrituras.