09/04/2015 12h14 - Atualizado em 09/04/2015 12h17

Santa Fé do Sul / Arrastão contra a Dengue retira 10 caminhões de lixo

Cidade já tem 152 casos da doença

Depois de nove dias de intenso trabalho, terminou o Arrastão Contra a Dengue na zona urbana da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP). Mais de 60 agentes de saúde visitaram imóveis e terrenos, retirando todo tipo de material que possa acumular água. Na segunda e terça-feira (13 e 14) começa o arrastão na zona rural e ranchos.

Segundo a prefeitura, 10.626 imóveis foram vistoriados na cidade. No total, foram recolhidos dez caminhões com diversos tipos de materiais inservíveis de fundo de quintal. Mais de 239 criadouros com larvas foram destruídos.

De acordo com o levantamento mais recente da Secretaria de Saúde divulgado hoje (9), a cidade registra 152 casos positivos de dengue.

Esse é o primeiro arrastão do ano, em 2014 foram feitos três arrastões e encontrados mais de 800 criadouros. “Vemos que o número de criadouros diminuiu e isso significa que os arrastões são eficientes no combate a Dengue. Também acredito que a população está mais consciente e atenta quanto aos perigos da doença”, disse o coordenador de Controle de Vetores, Claudinei dos Santos.

Mais de 4.813 residências não puderam ser vistoriadas, pois se encontravam fechadas, ou porque o morador estava trabalhando ou porque estavam inabitadas. Claudinei dos Santos disse que será feita nova tentativa nesses locais, e que o morador dessas casas também podem agendar a visita num horário de acordo com sua disponibilidade para receber o agente, ligando no Setor de Controle de Vetores pelo telefone 36411659. Os agentes de saúde estarão com uniformes e crachás de identificação.

Denúncias de locais que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas pelo telefone 36411659.

(ASCOM)