10/03/2021 10h24 - Atualizado em 10/03/2021 10h24

Santa Fé do Sul / Câmara aprova iniciativa da Prefeitura para aquisição de vacinas contra Covid 19

Vereadores aprovaram em 1ª votação, extinção de 28 cargos em comissão na estrutura da Funec, mantenedora do Centro Universitário

A Câmara aprovou a Lei de autoria do Prefeito Evandro Mura que ratifica protocolo de intenções firmado entre Municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

O Vereador Marcelo Favaleça do PSD, cumprimentou Mura pela iniciativa em adquirir as doses da vacina através deste consórcio. Marcelo havia apresentado uma indicação durante a segunda sessão ordinária sugerindo que o município formalizasse uma comissão para estudar a viabilidade de aquisição das doses para os munícipes.

Com a Lei, fica autorizada a abertura de dotação orçamentária própria, podendo ser suplementadas em caso de necessidade.

De acordo com a Justificativa do Projeto aprovado pelos vereadores, o Prefeito Evandro Mura enviou mensagem explicando que a Suprema Corte - STF referendou a decisão, por unanimidade, em 24 de fevereiro de 2021, que os Municípios brasileiros também possuem competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de: i) descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal, e ii) insuficiência de doses para imunização da população brasileira.

Na mesma linha da decisão proferida pelo STF, motivadora dessa iniciativa, o Congresso Nacional aprovou, em 02 de março de 2021, o Projeto de Lei nº 534/2021, que autoriza a aquisição de vacinas pelos Municípios brasileiros.  Nesse contexto, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade suprapartidária de representação nacional de Municípios, apoia tecnicamente a instituição de Consórcio Público de abrangência nacional para aquisição de vacinas.

 

Extinção de Cargos na Funec - 1ª votação

Os Vereadores (as) de Santa Fé do Sul aprovaram em primeira votação a Lei que extingue 28 cargos na estrutura administrativa da Mantenedora Funec. O projeto passará por votação final em 15 dias na quarta sessão ordinária da Casa. A Proposta extingue:

08 Assessor Administrativo

08 Oficial de Gabinete

08 Assessor Técnico

01 Coordenador Técnico de Programa

01 Diretor do Departamento de Projetos Especiais

01 Gerente Administrativo

01 Assessor da Presidência

A justificativa para a extinção dos 28 cargos é “de que são cargos que, a princípio, não atendem a regra constitucional de direção, chefia e assessoramento, de livre nomeação e exoneração, razão pela qual, atendendo deliberação firmada em inquérito civil público com a Promotor de Justiça da Comarca.”