01/06/2015 15h58 - Atualizado em 01/06/2015 15h58

Santa Fé do Sul / Campanha "Seja um Herói, Salve Vidas"

Santa Casa realiza amanha (2) cadastro de doadores de medula óssea

Será realizada amanhã, terça-feira, 2, no campus I da Funec, mais uma vez a campanha “Seja um herói, salve vidas”, com o objetivo de realizar o cadastro da população para serem possíveis doadores de medula óssea.

Com o apoio da Funec e de O Jornal, a campanha acontecerá também na próxima terça-feira, 9, desta vez no campus II da faculdade, das 16:00 às 22:00 horas.

Para fazer o cadastro a pessoa deve ter entre 18 a 54 anos, nunca ter tido câncer, hepatite B e C ou HIV. É preciso ainda que leve um documento oficial com foto e se tiver, o cartão SUS.

Para que os dados do doador façam parte do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome), será feito um cadastro e coletado 5 ml de sangue do indivíduo. Depois de estar cadastrado no Redome, o doador pode ser compatível com um paciente de qualquer lugar do Brasil. O cadastro é estendido para países do Mercosul, Estados Unidos e Alemanha.

O morador de Fernandópolis Claudio Azevedo foi quem idealizou a campanha “Seja um Herói, Salve Vidas”, visando fazer o cadastro de pessoas que pudessem ser compatíveis com o filho, João Pedro, diagnosticado em 2009, com leucemia, ou com qualquer outro paciente que dependesse do transplante para sobreviver. Porém, o garoto faleceu este ano, mas o pai, com o apoio do Hemocentro de Fernandópolis, continua realizando campanhas em toda a região com o objetivo de encontrar doadores compatíveis a outros pacientes que precisam de transplante.

 “Sei da dificuldade e da dor dos pacientes e de seus familiares, e por isso é que pretendo continuar com a campanha para incentivar mais pessoas a realizarem o cadastro, pois a cada cadastro feito mais uma chama de esperança é acessa, e é isso que todos têm que pensar, ou seja ‘se posso salvar uma vida, porque não fazê-la?’”, enfatizou Claúdio.

Em março do ano passado, Claudio, juntamente com a esposa Luciana Moreira, e os filhos João Pedro e Ingrid estiveram na cidade acompanhando os três dias da campanha, quando mais de 400 cadastros foram feitos.

“A população de Santa Fé e Comarca e os alunos da Funec se solidarizaram, e, por isso, iremos voltar. Quem já fez o cadastro uma vez não precisa refazê-lo, apenas atualizar o endereço e os dados pessoais no site do Redome. Agora, quem nunca se cadastrou, peço para que invista um tempo e vá até o campus da Funec para dar esperança aos milhares de brasileiros que se encontram internados em tratamento para se curarem dessa terrível doença”, afirmou ele.