20/12/2016 13h11 - Atualizado em 20/12/2016 13h14

Santa Fé do Sul / Eleitos da Comarca são diplomados para tomar posse em janeiro de 2017

Doutor Braga pede que administradores governem com dignidade e responsabilidade com dinheiro público

Foi realizado na noite desta segunda feira (19), a cerimônia de Diplomação dos políticos eleitos em outubro na comarca de Santa Fé do Sul. Foram 63 vereadores, sete prefeitos e sete vices-prefeitos. A cerimônia promovida pela Justiça Eleitora e pelo Cartório Eleitora, aconteceu no Complexo Turístico e Cultura “Roberto Vale Rollemberg”.

Em discurso, o Juiz José Gilberto Alves Braga Junior disse que aDiplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e por isso está apto a tomar posse nos cargos de prefeitos, vices e vereadores.

Braga lembrou que a solenidade não se trata apenas de uma data festiva para os eleitos, familiares, simpatizantes e militantes políticos de maneira geral. Este dia para os integrantes da 187ª zona eleitoral, se orgulha de ter cumprido a missão de uma maneira transparente, sempre buscando garantir ao eleitor a livre escolha de seus candidatos e igualdade de tratamento.

Foram processados os registros de 340 candidatos nos sete municípios, 135 urnas eleitorais. Braga agradeceu à todos e disse também que só o trabalho do juiz e do cartório eleitoral não são suficientes para manter uma eleição tranquila. Policiais Militar, Civis, Guardas Municipais, funcionários do fórum, Funcionários de Escolas e quatrocentos mesários e a imprensa, ajudaram no processo.

O Juiz saudou o promotor eleitoral Fabricio Machado Silva que desempenhou um trabalho discreto e sensato, integralmente voltado ao cumprimento das funções institucionais do MP e a defesa do interesse público.

Aos diplomandos, Braga fez a mensagem destacando, que a diplomação é uma procuração dada pelo povo e lembrou que “todo poder emana do povo que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente”.

O Juiz enfatizou aos políticos que se deve administrar o dinheiro público com dignidade em prol da coletividade. Chamou a atenção dos diplomados, deixando claro que o dinheiro público também é do povo. “Na administração pública não há liberdade nem vontade pessoal, na administração pública só é permitido o que a lei permite. Portanto deve-se fazer apenas o que Lei autoriza”, disse.

“Deve o prefeito elaborar as políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipes. O prefeito é quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, com controle do erário e planejamento de obras na construção civil ou no social da cidade”, prosseguiu Braga.

“O Prefeito não governa sozinho e depende do apoio político da câmara municipal, e dos governos estadual e federal, através de repasses de verbas para implantação de programas sociais e obras de infraestrutura. Os vereadores são eleitos com prefeitos e devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população e devem elaborar leis, receber o povo, atendendo as reivindicações desempenhando a função de mediar entre a população e o prefeito. Nunca devem se esquecer de que no exercício dos cargos estarão agindo em nome do povo e de acordo com a Lei”, alertou a todos os diplomados.

Braga deixou uma mensagem a população que tem a obrigação de fiscalizar os mandatários, de cobrar o cumprimento de seus deveres, e responsabilizá-los pelas vias próprias em eventuais de desvios de condutas, improbidade, corrupção, vícios que tem maculado a história política de nosso país. Acionem o Ministério Público e Poder Judiciários.

Braga também fez homenagens aos funcionários do Cartório Eleitoral que foram grandes responsáveis pela condução da eleição de 2016 na Comarca de Santa Fé do Sul.

O Deputado Itamar Borges usou a tribuna para lembrar aos diplomados da noite que “nada de se consegue sozinho e que vereadores, prefeitos e a população tem de se unirem para superar as dificuldades eventuais e se colocou à disposição como representante da região na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O Prefeito Eleito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, usou a tribuna e falou em nome de todos os prefeitos eleitos da comarca, e ressaltou que os compromissos assumidos em campanha serão cumpridos e que para isso todos os eleitos têm de arregaçar as mangas e trabalhar muito para corresponder as expectativas de cada morador.

O vereador Evandro Mura, o mais votado da comarca com 1239 votos, usou o microfone para representar todos os legisladores municipais eleitos em outubro. Destacou que a função de representar a população deve ser encarada como uma honra e com responsabilidade e que durante o exercício do cargo cada um faça valer o voto recebido nas urnas e retribuam com muito trabalho.