02/11/2020 20h16 - Atualizado em 02/11/2020 20h27

Santa Fé do Sul / Em Santa Fé do Sul Indústria foi quem mais empregou em setembro

Município mantém saldo positivo na geração empregos desde julho.

Desde o mês de julho o município de Santa Fé do Sul vem apresentando saldo positivo na relação de demitidos e admitidos com carteira assinada no mercado de trabalho local.

Os dados são do novo Caged que é o dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil. O CAGED foi instituído pela Lei nº4.923, de 23 de dezembro de 1965.

O uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas. Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos a este sistema. Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal durante esse período de transição, foi feita a imputação de dados de outras fontes.

Santa Fé do Sul

De acordo com os dados divulgados no final do mês passado, relacionados ao mês de setembro, Santa Fé do Sul continuou com saldo positivo na oferta de emprego com carteira assinada. Foram admitidos 293 trabalhadores e o número de demissões foi de 218, portanto o saldo foi positivo com 75 empregos a mais de que as demissões.

O ano de 2020 começou com saldo negativo de -9, e nos meses de fevereiro (-220) e abril (-277) foram verificados uma grande quantidade de perdas de postos de trabalho, e a recuperação do emprego começou a aparecer já no meio do ano, em junho (-10) e em seguida nos meses de julho (+109), Agosto (+114) e setembro (+75), foram mantidas a evolução do saldo positivo na oferta de emprego.

 

Setores/setembro

De acordo com o boletim do Novo Caged divulgado em outubro, a Indústria liderou as contratações com 69 e o setor de Serviços foram 38 admitidos com carteira assinada.

O desempenho negativo ficou para os setores: Agroindústria (-25), Comércio (-5) e Construção (-2).

(https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiM2ZiNzk5YzUtODU5OS00YjFmLTk1NjItNDY1M2IwMTJhOTgzIiwidCI6ImNmODdjOTA4LTRhNjUtNGRlZS05MmM3LTExZWE2MTVjNjMyZSIsImMiOjR9&pageName=ReportSectionb52b07ec3b5f3ac6c749 )