19/03/2015 14h18 - Atualizado em 19/03/2015 14h26

Santa Fé do Sul / Governo Municipal começará arrastão contra a Dengue.

Mutirão da limpeza passará dia 23 no setor 4. Cidade já tem cerca de 100 casos confirmados

Terá inicio na próxima segunda-feira (23) um arrastão contra a Dengue na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) em toda a cidade. Os agentes de Saúde começarão visitando as casas e orientando os moradores sobre a importância de combater os criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Os profissionais verificarão a existência de criadouros em tudo que possa acumular água, como em pratos de vasos, vasos de plantas aquáticas, bebedouro de animais, garrafas vazias, pneus, recipientes plásticos, calhas, ralos entre outros, propícios para a proliferação de larvas.

Segundo o coordenador de Controle de Vetores, Claudinei dos Santos a população é indispensável no arrastão, porque precisa permitir que os agentes devidamente uniformizados entrem em suas casas.

Várias reuniões estão sendo feitas entre a vice-prefeita Elena Rosa Vidoti, equipe da Secretaria de Saúde, Controle de Vetores, imprensa escrita e falada, para que todos os seguimentos trabalhem unidos no combate a Dengue.

“As ações serão intensificadas para que nossa cidade fique livre dessa perigosa doença, vamos mostrar que é possível unirmos poder público e população nessa luta”, disse Elena.

O Mutirão da Limpeza, realizado pela Administração Municipal, acontecerá na segunda-feira (23) no setor 4. O Mutirão recolherá somente materiais provenientes da limpeza de quintais, lembrando que poda de árvores fica proibida neste setor, já que não serão mais recolhidos galhos. É importante lembrar que o lixo só deverá ser colocado dois dias antes do recolhimento.

Lixo doméstico comum e entulhos de reformas ou construções e galhos provenientes de poda de árvore não serão recolhidos. O Mutirão da Limpeza passará na área dos ranchos todas as primeiras quintas-feiras e sextas-feiras de cada mês.

Setor de Recolhimento

Setor 4 : São Francisco, 13 de Maio, Cecap, Centro Sul, Vila Maria, Vila Rute, Vila Moreira, Vila Doralice, Vila Serraria, Vila Elias, Jardim Ana Rosa e parte do Centro entre a avenida Navarro de Andrade e a rua Perimetral Oeste, da rua 17 até a rua João Batista Guimarães, Santa Genoveva e Jardim Ana Rosa II. 

A Enfermeira Valéria Campoi, que chefia a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde confirmou que somente em Santa Fé do Sul são 81 pessoas vitimas da Dengue. Valéria disse que a população tem que colaborar na eliminação dos criadouros que estão dentro de casa, e só assim podemos evitar que os casos da doença amentem.

A Dengue em Santa Fé do Sul -

213 Suspeitos

Casos Positivos - 81 casos

Casos Positivos Importados - 16  casos

Aguardando resultados de exames - 81 casos

Resultado de Exames Negativos- 35 casos

Estatísicas da Dengue por Unidade de Saúde

ESF Centro IV - 20 casos

ESF Centro III - 20  casos

ESF Centro II - 14  casos

ESF Boa Vista - 11  casos

ESF "Orestes Borges"- 9  casos

ESF I- 8  casos

ESF 13 de Maio - 6  casos

ESF Vila Mariana - 4  casos

ESF Dr. "Celso Xavier"- 3  casos

Santa Casa - 1  caso

Dados apresentados até o dia 18 de Março

(ASSCOM)