A Unidade de resgate da Guarda Civil Municipal de Santa Fé do Sul e a Polícia Militar foram acionados na tarde de sexta feira (12) para socorrer uma idosa, de 83 anos, supostamente trancada em uma residência, localizada na 25 de Janeiro, no Bairro São Francisco, por volta das 14h30m.
De acordo com a denúncia feita provavelmente por vizinhos da idosa os agentes da GCM e os policiais militares deram apoio aos assistentes sociais da Prefeitura e do Fórum que constataram que a mulher estava trancada em seu quarto.
As assistentes sociais não quiseram falar sobre o assunto, pois estão investigando a situação da Idosa de iniciais I S de 83 que não possui familiares na cidade. Uma vizinha disse presto um apoio espontâneo á idosa e que ontem teve que ir a Jales para resolver problemas particulares e retornou logo em seguida e iria até a casa de I S para saber como estava, e quando chegou percebeu a presença da GCM e da Policia Militar.
Alguns vizinhos disseram que a situação da Idosa já era de conhecimento das autoridades locais, que preferiram não dar declarações a imprensa no momento do socorro. I S foi levada para a UPA onde recebeu cuidados médicos e ficou em observação.
Não se sabe se o caso será investigado como abandono de incapaz pela ausência de familiares próximo a vítima. Abandono de incapaz é o nome dado a um crime previsto no artigo 133 do código penal brasileiro, definido pelo mesmo como abandono de pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, é incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono. Para tal ilícito é prevista a detenção de seis meses a três anos.