18/02/2015 14h48 - Atualizado em 18/02/2015 14h54

Santa Fé do Sul / Ministro Edinho Araújo (PMDB) visita prefeito Armando Rossafa em pleno carnaval

Crise Hídrica e Santa Casa foram os temas da reunião

O Prefeito Armando Rossafa Garcia (PSDB) recebeu em seu gabinete segunda feira (16) de carnaval o Ministro da Secretaria dos Portos Edinho Araújo do PMDB.

O principal assunto da reunião foi a Crise Hídrica e a Reunião Pública promovida pelo Ministério Público Federal em Santa Fé do Sul no último dia 10, onde o Procurador José Rubens Plates recebeu um extenso relatório da cadeia produtiva instalada ao longo do Reservatório de Ilha Solteira, que demonstra os prejuízos e dificuldades da cadeia produtiva.

O Prefeito Armando disse ao Ministro Edinho, que falta pouco para que se estabeleça um consenso nas discussões entre os representantes da Ação Civil movida na Justiça Federal de Jales contra a O N S e a CESP para que mantenham o nível do reservatório em uma Cota que dê sustentação a produção agrícola, ao turismo, a pesca, a hidrovia e a piscicultura.

O representante dos piscicultores na reunião, Emerson Esteves, reiterou ao Ministro os agradecimentos do seu apoio á luta contra a baixa do reservatório e mais uma vez deixou claro que eles irão até o fim desta luta, até que o governo federal reconheça a necessidade de recuperar o nível normal do lago.

Emerson disse que os representantes das associações que movem a ação na justiça respeitam a necessidade da produção de energia desde que seja respeitado o direito constitucional do múltiplo uso da água. “Não queremos que a UHE de Ilha Solteira pare de produzir energia, mas queremos continuar produzindo peixes, a agricultura precisa irrigar suas plantações, a hidrovia precisa voltar a operacionalizar, o turismo e a pesca esportiva também devem ser preservados”, explicou Esteves.

O Ministro Edinho Araújo reconhece que a crise hídrica atual é causada por uma das maiores secas dos últimos 30 anos. Edinho deixou claro que o Governo Federal tem que reconhecer e garantir o uso múltiplo do reservatório e elogiou a organização dos produtores que buscam uma solução para manter o equilíbrio do nível do reservatório, ou seja, que seja mantida a cota atual que está em 319 ou a cota inicial de 323.

Edinho espera que os atores envolvidos nesta discussão mantenham uma harmonia, dentre eles o O N S, sem a predominância de um ou outro setor, que seja encarada com um espirito de justiça e que se resolva através de um bom diálogo.

Apesar de seu ministério não ser responsável por regular esta situação, Edinho Araújo espera que o relatório que será apresentado pelo MPF, após a reunião pública de Santa Fé do Sul, apresente uma proposta viável que possa ser a solução satisfatória para que a cota de operação do reservatório garanta o múltiplo uso do reservatório.

Na mesma reunião o Ministro Edinho Araújo garantiu ao Prefeito Armando Rossafa e ao Provedor da Santa Casa de Santa Fé do Sul, José Biscassi que irá acompanhar a liberação de suas emendas para o município. A Santa Casa aguarda para 2015 a liberação de R$500 mil apresentado pelo peemedebista.