31/03/2015 11h59 - Atualizado em 31/03/2015 16h16

Santa Fé do Sul / Município apresentou superavit de R$3 milhões em 2014

Foram arrecadados R$117,5 milhões e uma despesa de R$114,4 milhões

O relatório do terceiro quadrimestre de 2014 foi apresentando em audiência pública na manhã desta terça feira (31) no Plenário “João Alfredo do Amaral Ribeiro”, na Câmara Municipal de Santa Fé do Sul pelos funcionários da Secretaria de Finança da Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul.

Além dos técnicos da Prefeitura estiveram presentes os vereadores Ortêncio Vieira Ramos (PT), Alcir Gilberto Zaina (PSDB), Fábio dos Reis Vicenzi (PSDB), Evandro Mura (PPS), Bel Yoshida (PSDB) e Leandro Magoga (PSB).

No item receita, incluindo o SAAE, SantaféPrev, FUNEC e a Prefeitura Municipal, foram arrecadados R$119,6 milhões nos doze meses do ano passado. A Prefeitura arrecadou R$84,5 milhões, a FUNEC R$21 milhões, o SAAE R$5,9 milhões e o SantaféPrev R$8 milhões.

O relatório demonstra que a Prefeitura e as autarquias empenharam R$117 milhões em: A Prefeitura com R$83,3 milhões, FUNEC R$20,9 milhões, SAAE R$6,1 milhões e o SantafePrev R$5,6. Do montante das despesas foram pagos R$113 milhões, e os restos a pagar em 2015 de R$4 milhões. Na comparação entre receitas primárias (R$117 milhoes) e despesas  globais (R$114 milhões) do município houve um superávit de R$3 milhões.

Prefeitura apresentou um superávit de R$989 mil reais, considerando as suas receitas e despesas.

A Divida pública da Prefeitura é de R$7,5 milhões, da FUNEC é de R$3,4 milhões e SAAE de R$866 mil, somando um total de R$11,8 milhões. Essa divida, segundo a audiência pública se refere a parcelamentos de financiamentos, dividas trabalhista e contratos de investimentos.

Em dezembro de 2014 as despesas com pessoal chegou a 51,39, abaixo do limite de 54%, porém um pouco acima do limite prudencial que é de 51,30%. A prefeitura arrecadou R$104 milhões e somente com funcionários gastou R$53,4 milhões.

O relatório aponta também que foram investidos na Educação R$14,3 milhões, ou seja, 29,60% dos impostos arrecadados no município e R$15,1 milhões do FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.

Na saúde a administração de Armando e Elena Rosa, investiram 25,23%, sendo R$11,4 milhões oriundos de convênios com o Estado e a União e R$12,2 milhões dos impostos arrecadados ao longo de 2014.

Para os técnicos da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Santa Fé do Sul, considerando as obrigações de investimentos em saúde, educação e folha de pagamento, as metas fiscais foram atingidas e superadas, “mostrando um ótimo desempenho e cumprimento das metas fiscais no exercício de 2014".