28/07/2015 11h11 - Atualizado em 28/07/2015 11h22

Santa Fé do Sul / Onça Parda é capturada em residência durante a madrugada

Animal de 3 a 4 anos de idade estava na lavanderia da casa

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul capturaram uma Onça Parda (Suçuarana) nos fundos de uma residência na Rua Nossa Senhora Aparecida, numero 725, bairro Vila Maria. O chamado inusitado da senhora Tamires informava por volta das 3h40m havia uma Onça no corredor onde fica a lavanderia da casa.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram que se tratava de uma onça de aproximadamente 3 a 4 anos de idade que estava na lavanderia da residência.

Em 10 minutos os Bombeiros fizeram uso de um laço para imobilizar e prender o animal que foi colocado dentro de uma pequena gaiola de ferro.

Não foi necessário uso de tranquilizante e o animal não apresentava ferimentos e também aparentava estar muito saudável.

Segundo a senhora Tamires e sua mãe dona Aparecida que moram na residência com um menino de dois anos de idade, por volta das 3h30m elas acordaram quando o animal rosnava e os cachorros latiam na presença do estranho animal e chamaram a polícia. Imediatamente se instalou o pânico nos moradores da casa, que também chamou a atenção dos vizinhos. Apesar de estar fora de seu habitat natural a Onça não atacou ninguém.

O soldado do Corpo de Bombeiros, Menezes, disse que essa é a primeira captura deste tipo de animal na região urbanda, praticamento no centro da cidade de Santa Fé do Sul.

Menezes lembrou que em Santa Rita D'oeste ha aproximadamente 4 anos foi capturada uma Jaguatirica na zona rural e outro fato aconteceu no Bairro Guanabara em Três fronteiras, quando uma onça apareceu na conveniência do Wilson. Ela estava em uma arvore e também foi capturada pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo relatou Menezes, durante ações na zona rural já foram avistados vários animais dessa espécie em áreas de matas ciliares e pastagens, mas não há registros de ataques a pessoas.

O animal foi entregue a Polícia Militar Ambiental que se encarregou que devolver o bicho ao seu habitat natural.

Esta espécie está ameaçada de extinção, devido à caça clandestina e a destruição de seu habitat. A suçuarana é o maior dos pequenos gatos, variedade de adultos de 60 até 75 kg, com animais que conseguem pesos excepcionais de até 100 kg.

A origem da família Felídea ocorreu na Ásia há aproximadamente 11 milhões de anos. Está presente em todos os biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos) e possui adaptação a diversos tipos de ambientes e climas, de desertos quentes aos altiplanos andinos e florestas tropicais e temperadas, tanto em áreas de vegetação primária quanto secundária.