13/02/2020 10h29 - Atualizado em 13/02/2020 10h29

Santa Fé do Sul / Produtores Rurais serão beneficiados com R$240 mil com a fornecimento para merenda

Programa de Alimentação Escolar receberá cerca de 30 tipos alimentos frescos fornecidos por 20 produtores do município.

A Prefeitura de Santa Fé do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente vai repassar R$ 240.605,30 para 20 produtores rurais inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar e na última segunda-feira (10) reuniu os beneficiados que fizeram a entrega formal de parte dos alimentos à empresa Starb, responsável pela merenda escolar das escolas da Rede Municipal, Estadual e Escola Técnica de Santa Fé do Sul (SP).

O Prefeito Ademir Maschio explicou que os recursos fazem parte de um Programa Federal, que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida da Agricultura Familiar por meio da compra direta dos produtores rurais para as escolas. Em Santa Fé do Sul essa cota é de 35%, podendo ser aumentada ao longo dos anos conforme a produção e a diversificação de alimentos dos agricultores familiares.

Maschio disse que este Programa favorece a qualidade dos produtores oferecidos aos alunos do município que têm acesso a alimentos frescos, além de beneficiar o produtor familiar, aumentando sua renda anual, tornando uma merenda de alta qualidade e comprovado pelos alunos que frequentam a rede municipal e estadual de ensino.

Ao todo são mais de 30 tipos de alimentos, entre frutas e legumes, como, batata, cenoura, tomate, batata doce, abobrinha, pepino, cheiro verde, abacaxi, banana, mamão, alface, couve, laranja, limão, melancia, uva, entre outros. A entrega dos alimentos frescos é feita três vezes por semana, explicou o secretário de Agricultura José Emidio Calazans, que é o responsável pela fiscalização do Programa.

Zé Emidio ressalta que o município através destes repasses incentiva o produtor que que pode contar com essa venda durante o ano, garantindo a comercialização de praticamente toda a produção.

O secretário da Carlos Rogério Garcia disse que em Santa Fé do Sul são servidas 12 mil refeições diárias, atendendo também os alunos da Escola Estadual Professor “Itael de Matos” e a ETEC – Escola Técnica.

O Município possui quatro mil e seiscentos alunos matriculados na Educação Infantil e Fundamental, e que até o final do ano, esse o número de matriculados pode chegar a cinco mil com a abertura de nova creche e transferência regulares de alunos oriundos de outras cidades que vem morar em Santa Fé do Sul.

O vice-prefeito Alcir Zaina, e o vereador Ronaldo Lima, também acompanharam a entrega dos alimentos.