18/11/2021 17h36 - Atualizado em 18/11/2021 17h36

Santa Fé do Sul / Programa Jovem Agricultor do Futuro completa 15 anos e forma turma com 45 alunos

Mais de 1.500 alunos passaram pelo Programa que foi criado em 2006 no Projeto Renascer

Nesta quinta-feira (18) aconteceu a conclusão do Programa Jovem Agricultor do Futuro, ano 2021, com a entrega de certificados aos concluintes.

Trata-se de um curso criado pelo Senar para a formação de jovens de 14 a 17 anos incompletos e que neste ano iniciou em maio e foram cumpridas carga de 464 horas de aulas pedagógica e técnica. Nele, os alunos aprendem todas as etapas do processo produtivo.

Devido a pandemia participaram do Programa, 45 jovens no total.

O Programa Piloto foi criado em 2006, e retornou em 2021 para a sede do Projeto Renascer, em parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, Sindicato Rural e o Senar. Até o ano passado o Programa acontecia em Rubinéia.

Emerson Ronaldo Assi, Coordenador do Senar para a Região de Santa Fé do Sul disse que desde sua criação, já foram formadas 15 turmas e um total de 1.500 alunos dos municípios de Santa Fé, Rubinéia, Santa Clara d’Oeste, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa e Nova Canaã Paulista.

“Esse programa da oportunidade para os jovens de estar buscando novos aprendizados, conhecimentos e se preparando para a vida profissional e o mercado de trabalho”, destacou Emerson.

Durante a semana foram entregues os certificados para os alunos do Programa Jovem Agricultor do futuro realizados nos municípios de Nova Canaã Paulista e Três Fronteiras.

O Prefeito Evandro Mura participou da solenidade acompanhado da 1ª Dama Elaine Mura, do Vice Capitão Benitez e da sua esposa Fernanda Benitez e destacou a parceria com o Sindicato Rural e o Senar, fortalecida no início do ano, quando o Programa voltou a ser sediado no Projeto Renascer. “Nossa parceria possibilitou trazer o Programa para Santa Fé do Sul e os jovens tiveram a oportunidade de participar do curso, em um local que ofereceu toda a estrutura necessária para o bom aprendizado, pois o Projeto Renascer foi preparado para o desenvolvimento das atividades”, salientou o Prefeito.

Também participaram o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho, da Secretária de Assistência Social Silvia Almeida, o Coordenador do Projeto Renascer Givan Miranda, os vereadores Ronaldo Lima, Paula Toppan e Terezinha do Gavas, pais de alunos formandos, além dos colaboradores e monitores do Senar.

Foi oferecido um café da manhã aos formandos e presentes, produzidos na própria instituição.