21/08/2022 09h10 - Atualizado em 21/08/2022 09h10

Santa Fé do Sul / Resultado de exames de paciente suspeito com a varíola dos macacos deu negativo

Paciente deu entrada na UPA no dia 15 e ficou em isolamento domiciliar

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul comunica que o resultado dos exames realizados na última segunda-feira (15), no primeiro paciente com suspeita de varíola do macaco, deu NEGATIVO.

O paciente, um homem de 25 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, nesta semana, apresentando sintomas da doença e foi realizada a coleta de secreção das lesões, conforme protocolo, e a amostra foi encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto, retornando hoje o resultado negativo para a doença.

Sendo assim, em Santa Fé do Sul nenhum caso da varíola do macaco foi notificado até o momento. (com assessoria da PM SFS).

O paciente de 25 anos, ficou em isolamento domiciliar a partir das suspeitas, e segundo informações ele ficou fora da cidade por 20 dias em viagem para o Estado do Paraná.

O que é varíola?

A varíola é uma doença infecciosa que é considerada como erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde os anos 80, após a realização de uma campanha de vacinação maciça, que envolveu o mundo inteiro. 

No entanto, devido à gravidade da doença, é recomendado que o conhecimento acerca dos sintomas, das causas e do tratamento da varíola seja disseminado ao máximo para evitar novos casos. A OMS considera a varíola uma das doenças mais devastadoras de toda a história e o diagnóstico rápido dessa condição aumenta as chances de sobrevivência do paciente.

O vírus da varíola é o Orthopoxvirus variolae e essa é uma doença com capacidade de levar o paciente a óbito. Caso isso não aconteça, o paciente pode ficar cego e ter as marcas e bolhas características da varíola por todo o corpo.

Foram essas marcas que fizeram a varíola também ser chamada de “bexiga” e existem dois tipos de varíola, sendo que um causa menos sintomas e no outro esses sinais são mais severos.

A transmissão da varíola acontece por meio do contato com o vírus (um dos mais conhecidos e é visível no microscópio eletrônico), seja por meio do contato com pessoas infectadas, com objetos que possuem o vírus ou com objetos que pertenceram a uma pessoa com varíola. O vírus pode sobreviver por até 24 horas em objetos que tiveram contato com uma pessoa infectada.

Quais são os sintomas da varíola?

No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares.

Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte. Essas manchas evoluem para pústulas e bolhas repletas de líquido por todo o corpo, inclusive em locais como a mucosa nasal e a mucosa da boca.

Como é o tratamento da varíola?

A varíola não tem cura e os tratamentos existentes somente aliviam os sintomas da doença, sem a possibilidade de matar o vírus e impedir, por exemplo, o surgimento das pústulas características.

A melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. Mas, como essa é uma condição considerada erradicada, a vacina contra a varíola não faz parte do calendário regular de vacinação.