20/09/2017 14h47 - Atualizado em 20/09/2017 14h56

Santa Fé do Sul / SAAE confirma que vazamento de esgoto já foi solucionado

Caixa de captação de resíduos recebeu manutenção na manhã desta quarta feira (20)

Em nota SAAE informa que evasão de resíduos de esgotos no córrego da mula já foi solucionado. Os técnicos e funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Santa Fé do Sul fizeram manutenção na caixa de captação de esgotos do local e que a “provável causa foi o excesso de água despejado no local” na data de ontem (19).

Hoje pela manhã o Secretário de Meio Ambiente, Thiago Campos esteve no local e confirmou que o problema fora solucionado e que os técnicos do SAAE estarão apurando as causas do “incidente” registrado na manhã de terça-feira(19) por um morador próximo da lagoa de tratamento.

O superintendente do SAAE, Armando Rossafa Garcia está em viagem a capital paulista e deverá se manifestar ainda nesta semana sobre as providências a serem tomadas diante do ocorrido.

Desde o ano passado, a municipalidade já adquiriu uma área para a construção da nova lagoa de tratamento, mas até agora as obras ainda não foram iniciadas.

Nota do SAAE

“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente - SAAE Ambiental informa que devido ao volume excessivo de água recebido pela Lagoa de Tratamento, a caixa de entrada não suportou, causando a evasão. O problema foi detectado nesta terca-feira (19) e solucionado com a colocação de uma nova caixa que absorverá todo o volume recebido de água. O SAAE  se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Mais informações pelo telefone 17 36419500.”

Em seguida a prefeitura também emitiu um release a imprensa informando que as lagoas de tratamento receberão investimentos de cerca de R$150 mil no desassoreamento das estações de tratamento de esgoto.

Lagoas de tratamento do município serão desassoreada

O prefeito municipal, Ademir Maschio disse que após muitos anos sem receber manutenção, as Lagoas de Tratamento de Esgoto da Estância Turística e Santa Fé do Sul (SP) receberão obras de desassoreamento nas próximas semanas. Serão realizados serviços de remoção, desaguamento e acondicionamento de aproximadamente 7.200m³ de lodo. A obra terá um custo de R$ 149 mil e será executada pela empresa vencedora da licitação N M de OliveiraYamaguro – ME.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente – Saae Ambiental obteve a autorização da Cetesb, parecer técnico Cetesb n° 62100259, para realizar serviço de desassoreamento.

O prefeito Ademir Maschio disse que as lagoas de tratamento necessitam de obras de manutenção. “Nosso objetivo é continuar garantindo qualidade do serviço e qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

As obras iniciarão na Lagoa de Tratamento do Córrego do Jacu Queimado. Em 2018 será feito o desassoreamento da Lagoa de Tratamento do Córrego da Mula.