12/01/2024 08h10 - Atualizado em 12/01/2024 08h12

Santa Fé do Sul / Secretaria da Saúde reforça cuidados para o combate ao mosquito Aedes

Campanha Verão Sem Dengue.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou neste mês de janeiro as ações de combate à Dengue, Zica e Chikungunya, com a Campanha Verão Sem Dengue. 

Como de costume, neste período do ano com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o trabalho dos agentes do Controle de Vetores é intensificado junto aos moradores da cidade, com o intuito de limpar os quintais e acabar com a água parada, que venham a servir para possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

Segundo a secretária de Saúde, Rosana Vassoler, é importante que esse cuidado com a limpeza dos quintais aconteça durante o ano todo, porém, durante o verão, o aumento de proliferação do Aedes aegypti é ainda maior, visto que as chuvas são mais frequentes nesse período em nossa cidade e região, e às vezes as pessoas esquecem recipientes que podem acumular essa água das chuvas, como vasos, pneus, garrafas e “onde tem água parada o mosquito faz morada”, como diz o slogan da Campanha Verão sem Dengue.

“Além do mosquito Aedes aegypti, outro mosquito que também deve ser combatido é o Palha, que é responsável por transmitir doenças como a Leishmaniose. Portanto, o trabalho deve ser sério e frequente, para que a população se conscientize e mantenha seus quintais limpos”, destacou Rosana Vassoler.

O combate aos mosquitos começa na casa de cada um, por isso, os agentes do Controle de Vetores visitarão casa por casa, de segunda a quinta-feira, para recolher e eliminar possíveis focos de mosquitos e também para orientar a população sobre os cuidados necessários, como manter as garrafas viradas para baixo, evitar água para em qualquer recipiente, manter limpos os ralos e bebedouros dos animais, entre outros cuidados do dia-a-dia.

“A ação dos agentes é contínua, mas para que o trabalho seja realmente efetivo, a população precisa colaborar, recebendo os agentes em suas residências, deixando com que eles façam as limpezas necessárias e também seguindo as orientações e mantendo seus quintais limpos”, concluiu a secretária de Saúde, Rosana.