07/11/2015 09h33 - Atualizado em 07/11/2015 09h48

Santa Fé do Sul / Sindicato Rural e SENAR formam mais 106 Jovens Agricultores do Futuro

O programa é voltado para a formação de jovens de 14 a 17 anos no Agronegócio.

O Sindicato Rural de Santa Fé do Sul e o SENAR – Serviço Nacional do Aprendizado Rural realizaram na noite desta sexta feira (6) a cerimônia de entrega de certificados de conclusão aos 106 alunos da 10ª Turma do Programa "Jovem Agricultor do Futuro". Concluíram o ciclo 106 jovens, filhos de agricultores dos municípios de Santa Fé do Sul, Rubineia, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras e Santa Clara D’Oeste. Ao todo foram ministradas 600/hs aulas durante 2015.

O Programa Jovem Agricultor do Futuro é um curso de formação reconhecido pelo MEC e acontece através da parceria entre o SENAR, o Sindicado Rural de Santa Fé do Sul e as Prefeitura Municipal Santa Fé do Sul, Rubinéia, Três Fronteiras, Santa Clara D’Oeste e Santa Rita D’Oeste . O programa é voltado para a formação de jovens de 14 a 17 anos no Agronegócio. Atualmente desenvolvido Centro Agroambiental/Senar em Rubinéia com aulas diárias no período de 9 meses.

Tem como objetivo desenvolver competências técnicas básicas, gerais e de empreendedorismo relacionados a empresas rurais.

No decorrer do programa são abordados e vivenciados  diversos  temas, tais  como: Projeto  de  Vida, Profissional e de  Ação  comunitária, como cuidar dos alimentos e da terra, a comercialização do produto, recuperação de áreas degradadas, etc.

Também faz parte do Programa oficinas cujos temas são: Comunicação, Tecnologia de Informação, Trabalho  em Equipe, Atendimento ao Cliente, Promoção à Saúde e Aprender a aprender.

Durante o programa são realizadas diversas visitas técnicas, onde podem conhecer “in loco” a  produção e comercialização de várias culturas agrícolas, o cultivo em  estufas, o uso e manutenção de equipamentos agrícolas, os cuidados com o Meio Ambiente, a Gestão dos Recursos  Humanos.

O Presidente do Sindicato Rural, Adaulto Luis Lopes, disse que além do objetivo, o preparo de todo conteúdo e atividades visa contemplar aspectos técnicos e pessoais, para que o desenvolvimento destes jovens possa ser integral. Adaulto também enalteceu a dedicação dos Pais que incentivam seus filhos a serem disciplinados na frequência das aulas.

A cerimonia foi realizada na sede Centro Agroambiental/Senar no Município de Rubineia e contou com a presença do Presidente Adaulto Luis Lopes, do Coordenador do Senar na região Emerson Ronaldo Assi, Clevoci Cardoso - Prefeita de Rubinéia, Assis Aparecido Farinasse (Tidão) Presidente do Sindicato e vereador de Palmeira D’Oeste, do vereador Nivaldo Guerra de Rubineia, Ilda Aparecia Cruz, diretora da Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo, dos instrutores do Senar Deocarlina, Carlos faria, Juliana Costa, Fagner, Eliana, Isabela, da Coordenadora do CRAS, Juliana Aparecida Martins de Rubineia, Neuza Ribeiro Lodete, Secretaria de Meio Ambiente de Rubinéia, Wanderlei Zafalon Diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Três Fronteiras e Carlos Fernando da Silva, Secretário de Turismo de Rubinéia.

Após a entrega de certificados pais, alunos, autoridades, instrutores e funcionários participaram de uma confraternização com refrigerante e pão com carne, preparados pelos funcionários e colaborares do SENAR e Sindicato Rural.