07/07/2015 16h29 - Atualizado em 07/07/2015 16h52

Santa Fé do Sul / Técnicos fazem vistoria na futura sede do SAMU 192

Data de funcionamento ainda não foi confirmada.

O diretor do CONSAGRA – Consorcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Grandes Lagos, José Roberto Pietrobom acompanhou nesta manhã a vistoria realizada pelos técnicos do SAMU na futura sede do serviço que será implantado em Santa Fé do Sul.

O local está localizado no anexo da sede da Guarda Civil Municipal, na Rua 3 e foi reformado e adaptado para receber o SAMU 192 da micro região de Santa Fé do Sul.

A Coordenadora Regional do SAMU de Jales, Marinelsa Neves da Silva aprovou o local e disse que a futura sede está bem avançada para receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ela disse que falta apenas uma pequena adequação na garagem que irá abrigar as viaturas e a captação de água do lavador das mesmas.

Marinelsa confirmou que serão enviadas uma viatura zero quilômetro e uma viatura seminova que ficará na retaguarda em caso de necessidade de manutenção da viatura de uso oficial.

O Comandante da GCM Everson Merighi Pinha acompanhou a vistoria da futura sede do SAMU e aproveitou para tirar algumas duvidas sobre o atendimento à população e espera que com a chegada deste novo serviço a população poderá ser mais bem atendida nos casos de urgência e emergência.

O CONSAGRA será o administrador dos serviços e ficará responsável pela contratação de pessoal, socorristas (motoristas da GCM) e enfermeiros que trabalharão em turnos de 12h/36h. José Roberto Pietrobom, disse que os prefeitos que integram o Consórcio já aprovaram a instalação do SAMU, mas ainda não tem condições de afirmar a data de início dos trabalhos, pois aguarda a autorização do Ministério da Saúde para colocar em funcionamento.

O Governo Federal irá repassar mensalmente uma verba através de convênio no valor de R$13 mil mensais. Este valor será insuficiente para manter a prestação do serviços e o excedente ficará sob a responsabilidade dos municípios que integram o Consórcio Regional: Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santa Rita D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Santa Clara e Rubineia.

Toda documentação já está em Brasília para autorização do funcionamento do SAMU de Santa Fé do Sul, afirmou a coordenadora que também explicou que a regulação do atendimento ficará por conta da Central em Jales.

O SAMU atua nos casos clínicos através da central de regulação médica de urgências, servindo de escuta permanente para todos os casos clínicos de urgência, através do número telefônico 192.

Cada Unidade Móvel de Suporte Básico tem, além de material de consumo onde inclui-se medicações, no mínimo: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas.