06/03/2015 13h58 - Atualizado em 06/03/2015 14h03

Santa Fé do Sul / Vigilância Sanitária faz inspeção no Lar dos Velhinhos

Prefeito Armando admite crise financeira e e que piso é "feio e horroroso"

Uma inspeção foi promovida pelos fiscais da Vigilância Sanitária no Lar dos Velhinhos “São Vicente de Paula” de Santa Fé do Sul, situado na Rua Cinco, número 2052 com o objetivo de fazer uma avaliação sobre as condições de funcionamento. Não se sabe se a inspeção foi originada por denúncias ou se por recomendação de algum órgão fiscalizador do município.

Apesar de tentarmos obter informações junto a Vigilância Sanitária do Município, o responsável pelo setor disse que não tinha autorização para falar sobre o assunto, mas o funcionário confirmou a visita ao local.

Essas inspeções podem definir a classificação do estabelecimento e, posteriormente, emitido um termo sobre as condições de funcionamento e determinar possíveis alterações de adequações que por ventura venham ser constatadas.

A própria ANVISA estabelece que seja executado todos os anos essas visitas e cada instituição deve propor mudanças para cada caso que por ventura venha ser identificados nos resultados das análises da Vigilância.

O objetivo sempre é garantir a funcionalidade da casa e garantir a assistência integral à saúde das pessoas que vivem naquele local.

O Prefeito Armando Rossafa Garcia (PSDB) que estava em viagem para São Paulo no dia da inspeção ao Lar dos Velhinhos disse que tomou conhecimento e que iria apurar as possíveis notificações para ver as providências a serem tomadas para garantir o bom funcionamento do Lar dos Velhinhos.

Armando Rossafa já presidiu a instituição e ainda acompanha a gestão do local.

Rossafa reconhece que o Lar passa por dificuldades financeiras, como salários atrasados de alguns funcionários e também admitiu que o piso da instalação esteja “feio e horroroso”. O prefeito disse também que aguarda a liberação de uma emenda de R$50 mil do deputado Itamar Borges (PMDB) que ainda não foi liberado desde 2013 e já reenviou à documentação para que os recursos sejam autorizados.

O prefeito também lembrou que nunca dependeu de apoio da população para manter o Lar em funcionamento e que hoje infelizmente a situação é de muita dificuldade.

 (veja as fos da parte externa da instituição atualmente)